JornalCana

Em busca da colheita perfeita

A invasão das máquinas nas áreas de cana-de-açúcar resolveu antigos problemas das atividades no campo. Mas, criou novos. As dificuldades ocasionadas pela falta de mão de obra, os transtornos gerados pela queima da palha – entre outros inconvenientes – ficaram para trás.

Alguns problemas – decorrentes da mecanização – passaram a incomodar, no entanto, os gestores da área agrícola, como: a necessidade de utilização de maior quantidade de mudas durante o plantio, o aumento da compactação do solo, a perda da produtividade.

Existe atualmente um esforço de pesquisadores, profissionais de usinas e fabricantes para superar diversos desafios visando a elevação da eficiência operacional, a diminuição de perdas, a redução de custos no processo mecanizado.

O engenheiro mecânico Jorge Luís Mangolini Neves que trabalhou durante trinta anos no CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, onde atuou até abril, tem se dedicado, nos últimos anos, a um projeto batizado como “colhedora do futuro”, que tem como objetivo aprimorar a performance dessa máquina.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram