JornalCana

Em Brasília, setor define conjunto de propostas para retomada

brasilia (2)

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 12 de março, em Brasília, DF, representantes do Fórum Nacional Sucroenergético, assim como, da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, definiram um conjunto de propostas para que o setor se recupere.

Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, também participou do encontro e expôs os desafios para a produção de etanol no Brasil. Entre os pontos colocados como fundamentais para a retomada do segmento estão a volta da Cide – Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico sobre a gasolina; o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina em até 27,5%; melhoria da eficiência do motor flex e a intensificação do uso de bioeletricidade gerada a partir da palha e do bagaço da cana-de-açúcar.

Roberto Hollanda Filho, presidente da Biosul – Associação dos Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul, fala sobre o atual momento. “Nossa crise é evidente e estamos levando esses problemas aos parlamentares. O país perde muito com a crise do setor. É uma insensibilidade do governo permitir chegar a este ponto. Precisamos de uma definição urgente”.

Já André Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, acredita que, além da volta da Cide, melhorar a eficiência dos motores flex seria fundamental para o setor. Ele aponta que as primeiras ações neste sentido já começaram. “Primeiro, será formada uma comissão entre o setor e a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, com acompanhamento do governo através do Inmetro, para poder fazer alguns testes sobre o tema. Depois, será preciso uma alteração na lei e o terceiro passo, será analisar a capacidade de produção do setor. Com estes procedimentos, o governo pode tomar a decisão. Estamos otimistas com relação a análise técnica. Vamos aguardar”, afirma.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram