JornalCana

Eletricidade feita da cana cresce mesmo na entressafra

A safra 2015/16 de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do país começou pra valer na segunda quinzena de abril, mas usinas sucroenergéticas produziram eletricidade cogerada da biomassa mesmo na entressafra, que foi de dezembro de 2014 a começo de abril passado.

É o que revela levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

Em todo o primeiro semestre deste 2015, com dois meses e meio de safra de cana, as usinas produziram 15% mais energia cogerada pela biomassa em relação a mesmo período de 2014.

No primeiro semestre, as usinas ampliaram em 15% a produção de eletricidade pela biomassa
No primeiro semestre, as usinas ampliaram em 15% a produção de eletricidade pela biomassa

O levantamento mostra o incremento na geração da fonte, mesmo em meses que incorporam boa parte da entressafra do setor. Significa que, sem bagaço ou palha de cana-de-açúcar suficientes, as usinas cogeraram a partir de biomassa de madeira, como cavacos, e mesmo casca de laranja ou de amendoim.

ccee_357763
Fonte: CCEE

Segundo a CCEE, o montante médio produzido no primeiro semestre do ano (1.860 MW) foi 239 MW médios superior ao registrado no mesmo período de 2014, quando foram gerados 1.621 MW médios.

Leia mais: Preço da energia feita da cana despenca 64%

São Paulo segue como principal produtor de energia a partir da fonte no país. As usinas paulistas geraram 841 MW médios no primeiro semestre de 2015. Na segunda posição aparece o Mato Grosso do Sul com 272 MW médios, seguido por Goiás (208 MW médios) e Minas Gerais (182 MW médios).

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram