JornalCana

El Niño tem 70% de chance de ser desenvolvido

O fenômeno climático El Niño tem 70% de chance de ser desenvolvido até o fim de 2018. A previsão é da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A intensidade do fenômeno, segundo a OMM, é atualmente incerta, mas um evento forte parece improvável. A avaliação da instituição

“A mudança climática está influenciando a dinâmica tradicional dos eventos El Niño e La Niña, assim como seus impactos. 2018 começou com um fraco evento La Niña, mas seu efeito de resfriamento não foi suficiente para reduzir a tendência geral de aquecimento, o que significa que este ano está a caminho de ser um dos mais quentes já registrados ”, disse o secretário geral da OMM, Petteri Taalas.

“O mundo continuou amplamente a tendência de condições mais quentes do que o normal para maio a julho, acompanhadas por condições extremas que variam desde o calor recorde no norte da Europa e inundações devastadoras no Japão, Índia e sudeste da Ásia. Muitos desses eventos são consistentes com o que esperamos sob a mudança climática ”, disse Taalas.

“A OMM não espera que o esperado El Niño seja tão poderoso quanto o evento 2015-2016, mas ainda terá impactos consideráveis”, disse Taalas.

A Atualização da OMM é baseada em modelos de previsão e interpretação especializada de todo o mundo. Fornece informações confiáveis ​​aos gestores de desastres, saúde e água e a setores sensíveis ao clima, como agricultura, pesca e energia. É usado por tomadores de decisão e planejadores dentro dos governos e dentro do sistema das Nações Unidas.

Leia também: 

5 destaques sobre Caldeiras, Eficiência Energética e Bioeletricidade que você precisa conhecer

 

Perspectivas climáticas globais sazonais

Pela primeira vez, a OMM acompanhou a Atualização El Niño com uma perspectiva climática global sazonal para a temporada de setembro e novembro, com base em um conjunto de modelos de previsão global executados por centros credenciados pela OMM ao redor do mundo.

Possivelmente, devido à fraca força das condições esperadas de El Niño durante a temporada, os padrões de precipitação previstos se assemelham àqueles normalmente associados ao El Niño em algumas, mas não todas, regiões sensíveis ao ENOS.

Uma inclinação das probabilidades para a temperatura da superfície acima do normal está prevista em quase toda a região da Ásia-Pacífico, Europa, América do Norte, África e grande parte da costa da América do Sul. Muitas – mas não todas – dessas regiões também registraram temperaturas acima do normal durante maio-julho de 2018. Grande parte da América do Norte, Europa, Norte da África, Leste Asiático e Oriente Médio registrou temperaturas de 1-3 ° C acima do normal.

Exceções às temperaturas acima do normal esperadas incluem grande parte do interior da América do Sul, Groenlândia, muitas ilhas do Pacífico Sul e parte do Caribe.

A precipitação abaixo do normal é esperada na América Central e no Caribe, partes do sul da Ásia, leste da Ásia e do Pacífico.

A precipitação acima do normal é favorecida em parte do sul da América do Norte, sudeste da África equatorial, região do Golfo da Guiné na África, extremo sudeste da Europa / sudoeste da Ásia e pequenas porções do interior da América do Sul.

As previsões de setembro a novembro indicam uma provável continuação das anomalias secas observadas no leste da Ásia e no Pacífico, América Central e Caribe. Em outros lugares, as previsões geralmente não mostram uma continuação das anomalias de precipitação observadas em maio-julho.

Essas previsões globais fornecem previsões de padrões de grande escala, que precisam ser ainda mais calibrados e otimizados para derivar previsões em escala regional e nacional. Os Centros Climáticos Regionais da OMM, os Fóruns Regionais de Perspectivas Climáticas (RCOFs) e os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais realizam essas tarefas para fornecer perspectivas mais detalhadas.

Os Serviços Nacionais de Meteorologia e Hidrologia continuarão monitorando de perto as mudanças no estado do ENSO nos próximos meses.

Mais sobe o El Niño

O El Niño / Oscilação Sul (ENOS) é um fenômeno que ocorre naturalmente, envolvendo flutuações nas temperaturas da superfície do oceano no Pacífico equatorial, juntamente com mudanças na circulação atmosférica sobreposta. Tem uma grande influência nos padrões climáticos em muitas partes do mundo.

O progresso científico na compreensão e modelagem do ENSO, sustentado por importantes programas observacionais, melhorou as capacidades de monitoramento e previsão, ajudando a sociedade a se preparar para os riscos associados, como fortes chuvas, inundações e secas. O ENSO também afeta a temperatura global.

O El Niño é frequentemente associado a condições quentes e secas nas áreas interiores do sul e leste da Austrália, bem como na Indonésia, nas Filipinas, na Malásia e nas ilhas do Pacífico central, como Fiji, Tonga e Papua Nova Guiné.

No inverno do hemisfério norte, condições mais secas do que as normais são normalmente observadas no sudeste da África e norte do Brasil. Condições mais úmidas do que o normal são normalmente observadas ao longo da costa do Golfo dos Estados Unidos, na costa oeste da América do Sul tropical (Colômbia, Equador e Peru) e do sul do Brasil até a região central da Argentina. Partes da África Oriental também costumam receber chuvas acima do normal.

O El Niño está associado a invernos mais amenos no noroeste do Canadá e no Alasca, devido a um menor número de surtos de ar frio do Ártico – resultado de uma região de baixa pressão centralizada no Golfo do Alasca / Norte do Oceano Pacífico.

É importante ressaltar que estes são efeitos típicos – não previsões específicas – e que as condições reais variam de acordo com a força e o momento do evento El Niño. Outros fatores (como o Dipolo do Oceano Índico ou a Oscilação do Atlântico Norte / Oscilação do Ártico) também podem ter uma influência importante no clima sazonal.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram