JornalCana

El Niño ameaça a cana em 2016? Saiba mais

O fenômeno climático, que em 2015 é considerado um dos responsáveis pela seca seguida de intensas chuvas na região Centro-Sul do País, e de seca no Norte-Nordeste, faz ameças aos canaviais neste 2016. 

Conforme as avaliações já divulgadas, o El Niño deverá ser registrado por pelo menos até julho próximo. Não há, até o momento, projeções de seu impacto sobre as regiões canavieiras do Brasil. Mas a cana-de-açúcar para o ciclo 2016/17 estará em fase de maturação em muitas áreas, há possibilidades de prejuízos. 

Leia mais: 5 impactos – bons e ruins – para o mercado de açúcar

Em termos mundiais, o fenômeno climático deverá provocar secas em algumas áreas e acentuar inundações em outras, mas principalmente no continente africano, em partes do Caribe e das Américas Central e do Sul. 

el-ninoO El Niño é descrito por especialistas como fenômeno climático que envolve o aquecimento incomum das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Suas causas ainda não são bem conhecidas. 

Ele faz com que águas quentes do Pacífico central se espalhem na direção das Américas do Norte e do Sul. 

O El Niño foi observado por pescadores na costa da América do Sul por volta de 1600, quando as águas do Oceano Pacífico ficaram estranhamento quentes. O nome, El Niño, é uma referência ao menino Jesus. 

O fenômeno é registrado em intervalos entre dois e sete anos, normalmente atingindo seu pico no fim do ano, embora seus efeitos possam persistir até os três primeiros meses do ano seguinte e durar até 12 meses. 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram