JornalCana

Eficiência e Vantagens de um Programa de Fermentação de Alta Performance

Crescimento da indústria brasileira de açúcar e bioenergia está intimamente ligado ao compromisso de desenvolvimento sustentável

Programa de Fermentação de Alta Performance se mostrou uma alternativa prática e eficiente

O crescimento da indústria brasileira de açúcar e bioenergia está intimamente ligado ao compromisso de desenvolvimento sustentável da economia mundial e seus desafios. Em um cenário local e global de alta competitividade e constantes demandas regulatórias, faz-se necessário um competente desempenho industrial e ambiental. Para auxiliar neste momento de grandes desafios dentro da planta industrial, o Programa de Fermentação de Alta Performance (PFAP) da Nalco Water, uma empresa Ecolab, se mostrou uma alternativa prática e muito eficiente.

“O PFAP é um programa de melhoria contínua da fermentação, que une o apoio técnico com soluções especializadas para cada etapa do processo fermentativo.  O programa visa conhecer as necessidades do cliente por meio de auditoria do processo, identificação dos pontos de controle e aplicabilidade das soluções”, comenta Juliana Iemma da Fonseca, consultora técnica industrial de açúcar e etanol na Nalco Water.

O monitoramento contínuo do processo fermentativo possibilita a atuação imediata nos pontos de controle, que englobam controle microbiológico, revitalização da levedura e redução do custo total de operação (TCO). Com esse monitorando os fatores que interferem no desempenho da levedura serão identificados, controlados e reduzidos, recuperando o rendimento fermentativo da destilaria, conforme gráficos abaixo:

A Tabela 1 mostra os parâmetros que apresentaram melhoras durante a safra com o PFAP:

Tabela 1. Parâmetros da Fermentação após a implementação do PFAP em Usina da Região Centro Oeste- Safra 20/21.

 Parâmetros Resultados do PFAP
Acidez Mosto                             ↓ 38%
Relação Acidez vinho/ mosto                             ↓ 27,4%
ARRT                             ↓ 42%
GL Vinho                             ↑12,15%
Balanço de ácido lático                             ↓ 73%

 

Além de toda melhoria na fermentação já apresentada, a principal vantagem do PFAP é facilitar o manejo operacional, neste momento de quadros reduzidos. Por meio do programa pode-se obter maior produtividade, melhor gestão de custos operacionais e potenciais impactos ambientais, permitindo assim que os operadores mantenham o foco no que realmente importa, no rendimento geral da destilaria.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram