JornalCana

Economia mundial melhora e o País é beneficiado

A economia mundial está em recuperação, especialmente por causa dos sinais de retorno dos investimentos de empresas americanas e da volta da confiança dos consumidores nos Estados Unidos, segundo avaliação dos dirigentes de bancos centrais reunidos ontem, na sede do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), na Basiléia (Suíça).

Para o presidente do BC, Henrique Meirelles, que participa da reunião como um dos emergentes convidados, desta vez o Brasil tem condições para se beneficiar dessa retomada e há espaço até mesmo para aumento das exportações.

“As condições econômicas melhoraram e estamos muito encorajados pelos sinais cumulativos de recuperação”, disse o presidente do BC francês, Jean-Claude Trichet, reconhecendo, porém, que ainda há riscos. Trichet é porta-voz dos dirigentes de bancos centrais do G-10 (as dez economias mais ricas do mundo).

Segundo Meirelles, a economia brasileira pode ganhar com a retomada da economia mundial, porque vem se estabilizando “progressivamente” nos últimos meses. “No começo do ano, o superávit primário era meramente um compromisso, hoje é uma realidade. As reformas, que eram também uma idéia, hoje são uma realidade. A inflação está convergindo para as metas. As estruturas de taxas [de juros] de médio prazo também estão convergindo e o perfil da dívida pública está melhorando substancialmente”, disse Meirelles.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram