JornalCana

Econergy Brasil recebe o prêmio MasterCana 2003

A Econergy Brasil estará recebendo nesta terça-feira (16 de setembro), o Prêmio MasterCana 2003, no Buffet Renato Aguiar em Ribeirão Preto (SP). O objetivo prêmio é promover o reconhecimento público daqueles que trabalham por uma agroindústria canavieira sustentável, pujante e dinâmica, evidenciando pessoas e organizações que se destacaram na busca pelo aprimoramento tecnológico, humano e sócio-econômico do setor.

Especializada em soluções financeiras inovadoras voltadas a empreendedores de tecnologias limpas, como energia renovável e eficiência energética, a Econergy acredita que a conquista do prêmio deve-se aos resultados alcançados por seus clientes com os projetos por ela desenvolvidos. “O mercado de carbono ganha solidez a cada dia e hoje representa uma nova fonte de receitas para aqueles que, como os empreendedores do setor sucro-alcooleiro, colocam em prática idéias baseadas em tecnologias limpas, como a co-geração com a biomassa da cana-de-açúcar.

Os resultados obtidos devem-se principalmente à comercialização de Créditos de Carbono – um ativo financeiro oriundo dos projetos de tecnologia limpa que evitam ou substituem a queima de combustíveis fósseis ou a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera. “Mesmo não existindo ainda oficialmente, o mercado está muito líquido. No momento, a Econergy está finalizando a venda de créditos gerados por co-geração com bagaço junto a um comprador europeu por US$ 5 a unidade, preço nunca praticado por Créditos de Carbono oriundos de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, praticados em países em desenvolvimento”, explica Júlio Zogbi, diretor da Econergy Brasil.

Econergy

A Econergy Brasil é representante da Econergy International Corporation, empresas norte-americana com mais de 10 anos de experiência no mercado, vem atuando há quase 3 anos no desenvolvimento de projetos de energia renovável com vistas ao inovador mercado de carbono. Empresas de renome como El Paso, Unibanco, ESTRE – Empresa de Saneamento e Tratamento de Resíduos – e Rabobank, assim como diversas organizações multilaterais (Banco Mundial, PNUD), fazem parte do rol de clientes da representante brasileira.

Pioneira neste mercado, a Econergy elaborou as primeiras metodologias de contabilidade e monitoramento dos créditos de projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – neste caso, co-geração com bagaço – para análise da ONU. Os serviços prestados pela Econergy compreendem a análise e documentação de projetos de tecnologia limpa -energia renovável, eficiência energética, eficiência em transportes – com vistas ao mercado de créditos de carbono.

“Nosso trabalho consiste em incrementar o retorno dos investimentos realizados em projetos de energia limpa com a comercialização dos Créditos de Carbono”, explica Julio Zogbi. Além disso, a Econergy trabalha também na estruturação financeira de projetos, oferecendo a análise da performance econômico-financeira, a captação de recursos e a engenharia financeira para a implantação de novos projetos ou para a reestruturação de iniciativas em operação.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram