JornalCana

Doze unidades podem não moer nesta safra, afirma Farina

A presidente da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina, tem passado mais tempo em Brasília, DF, do que em São Paulo, sede da entidade.

O trabalho se dá em função do grave momento econômico que vive o segmento. Diversas usinas estão deixando de moer, levando prejuízo a várias regiões do país. Segundo Farina, cerca de 12 unidades não devem operar na nova temporada. “Vemos com preocupação, quase com indignação. Acho que todas as usinas estão revendo seus planos de investimento, dadas as perspectivas pouco favoráveis”, disse a executiva nesta segunda-feira, 24 de março, em evento em São Paulo.

Ela reiterou os pontos colocados como fundamentais para que o processo de retomada se inicie. “Ter uma política de combustíveis que reflita a dinâmica do preço do petróleo internacionalmente é fundamental. Outro ponto seria a volta da Cide como uma contribuição aos benefícios ambientais e sociais do etanol. Discutir melhorias na eficiência dos motores através do Inovar-Auto também é importante. E por fim, refazer o desenho dos leilões de energia, levando em consideração, por exemplo, a logística dos grandes centros”.

Este último ponto, de acordo a presidente da entidade, reduziria os investimentos em redes de transmissões, além de provocar diminuição na perda de energia.”A geração de bioeletricidade se faz, principalmente, em período de seca, quando os reservatórios estão mais comprometidos. Ela pode atuar como uma fonte complementar na matriz energética”.

Por fim, mostrou-se otimista de que ainda em 2014 o setor conte com mudanças significativas no cenário político. “Quem sabe não temos novidades depois das eleições?”, finalizou.

20140324-224845.jpg

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram