JornalCana

Dom Pedro II oferece curso técnico em açúcar e álcool

A Escola Técnica de Comércio Dom Pedro II, de São José do Rio Preto, SP, está com as inscrições abertas para o curso Técnico em Açúcar e Álcool, com duração de 18 meses, com início em 2008. A mensalidade, paga sem atraso, custará R$ 243. O curso de ensino médio profissionalizante dá direito ao registro no Conselho Regional de Química – CRQ-4.

O técnico em açúcar e álcool atua dando auxílio ao Engenheiro Químico e aos operadores de produção das usinas. Trabalha no controle e na supervisão dos processos tecnológicos da produção de açúcar, álcool e subprodutos.

O profissional efetua análise físico-química de amostras de matéria-prima e produtos nas etapas do ciclo produtivo, faz o controle de qualidade dos processos, aplica as normas internacionais e nacionais, segue os padrões de higiene, segurança do trabalho e preservação ambiental, além de coordenar programas e procedimentos de segurança e análise de riscos.

Mercado

O técnico pode atuar em usinas, destilarias de álcool, cervejarias, empresas distribuidoras de combustíveis, cooperativas de plantadores de cana-de-açúcar, laboratórios de pesquisas, indústrias químicas, entre outros.

O curso é dividido em três módulos. O aluno que pretende atuar nessa área deverá ter afinidades com a área química, pois realizará análises físico-químicas em diversas fases do processo, utilizando aparelhos e instrumentos adequados. Também fará a operação de máquinas e equipamentos em estágios com empresas do setor.

A profissão é reconhecida e fiscalizada pelo Conselho Regional de Química, que se divide em regiões e emite uma carteira profissional para o Técnico, com registro da profissão. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (17) 2139-1600 e 2139-1602. Os interessados também podem acessar o site www.dompedro.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram