Mercado

Disputa com carro flex atrasou definição de Lula

A definição de Lula sobre incentivos aos carros elétricos enguiçou há pouco mais de dois meses porque o presidente entendeu, num primeiro momento, que o estímulo à nova opção tecnológica poderia tirar a competitividade dos veículos flex.

Produtores de álcool e parte das montadoras viram no pacote de estímulo aos carros elétricos que seria anunciado em maio um risco de o projeto dos flex ser abandonado. Dias depois de a cerimônia do anúncio dos incentivos aos carros elétricos ser suspensa. Em dois meses, a defesa dos flex ganhou espaço no governo. O pacote de estímulo aos elétricos mudou para incorporar uma ênfase aos carros flex, na forma de possível redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no futuro, associada a um selo de eficiência dos motores.

Defensores dos investimentos na nova tecnologia dentro do governo alegam que não se trata em escolher agora entre os carros elétricos e os flex. Insistem em que é uma questão de mercado: o País ocupa hoje a sexta colocação entre os produtores de veículos e é o quinto maior mercado consumidor. Por isso, não pode ficar fora de uma inovação tecnológica radical do setor automotivo, movida pela preocupação com o aquecimento global.

Eles alegam que os elétricos, possivelmente associados a motores a álcool combustível ou biodiesel, são mais eficientes e emitem menos poluição. Agora aguardam vaga na agenda de Lula para uma definição do presidente. Os mais céticos acham que a definição pode até ficar para depois da eleição.

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