JornalCana

Dirigentes da SRB ocupam cargos de liderança na agricultura nacional

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) tem se tornado um celeiro de líderes agrícolas. A nomeação do presidente da entidade, João de Almeida Sampaio Filho, para assumir a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo demonstra que o desempenho e o trabalho nessa instituição credenciam os seus dirigentes para diversos cargos públicos. João Sampaio, que se licenciou da presidência da SRB e transferiu o posto para o vice-presidente Cesário Ramalho da Silva, se destacou como uma das principais novas lideranças da agricultura nacional.

A atuação de Sampaio foi marcada – conforme artigo publicado no site da entidade -, entre outras questões, pela defesa de mudanças nas legislações ambiental e trabalhista favoráveis aos setores produtivos e desenvolvimento sustentável e pela implantação de uma política agrícola baseada na proteção de renda do agricultor, a partir do seguro rural, aumento de crédito e mecanismos de comercialização. Ele cobrou também investimentos federais em infra-estrutura logística, defesa sanitária, pesquisa rural e biotecnologia.

Segundo informações da SRB, outros presidentes, conselheiros e diretores da entidade já assumiram cargos públicos. Um dos mais conhecidos, o ex-ministro da Agricultura do governo Lula, Roberto Rodrigues, foi presidente da Sociedade Rural Brasileira no período de 1994 a 1996. Pedro de Camargo Neto, que esteve na presidência da SRB de 1990 a 1994, foi secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na gestão Fernando Henrique Cardoso.

Membros do Conselho e diretores da entidade também já foram nomeados para cargos de destaque, como Linneu Carlos da Costa Lima, secretário de Produção e Agroenergia do Mapa; Cláudio Braga Ribeiro Ferreira, ex-secretário da Agricultura de São Paulo no começo da década de 80 e José Amauri Dimarzio, ex-secretário executivo do Mapa no período inicial da gestão do ex-ministro Roberto Rodrigues.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram