JornalCana

Dirigente da CNA defende formação de cooperativas para produção de etanol

O presidente da Comissão de Cana-de-Açúcar da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Gerson Carneiro Leão, que participou, nesta quarta-feira (26), de um debate sobre o Programa de Microdestilarias de Álcool e Biocombustíveis (Promicro) acredita que a união em cooperativas é a melhor forma de pequenos agricultores competirem com grandes empresas do setor sucroenergético e para garantir a geração de emprego e renda.

A audiência foi realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) a pedido da senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora do PLS 252/11, de autoria de Acir Acir Gurgacz (PDT-RO), que institui o Promicro com o intuito de atender microdestilarias com capacidade de produção de até 5 mil litros de etanol ou biocombustíveis por dia.

“Menos de 30% da cana consumida por uma grande usina vem de pequenos fornecedores. A formação de cooperativas permite o ganho de competitividade”, disse Gerson Leão.

O representante da CNA ainda lembrou da experiência positiva da cooperativa Pindorama, de Alagoas, que atualmente fatura R$ 190 milhões por ano, produz 300 mil litros de álcool por dia e é controlada por 1.100 assentados rurais.

Segundo a Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualmente, existem 436 microdestilarias cadastradas no país, sendo 299 mistas (açúcar e álcool), 120 de etanol e 12 produtoras de açúcar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram