JornalCana

Diretora da BP Bunge conta como a estratégia de SSMA do grupo foi reinventada

Nadia Gama acredita que esse é o caminho para manter a competitividade da usina durante e após crise sanitária

BP Bunge Bioenergia garante sustentabilidade e competitividade através de SSMA estratégico

A área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) das usinas ganha cada vez mais valor. A princípio podemos dizer que o SSMA serve como um escudo protetor de todo o ecossistema que envolve uma usina. No entanto, há uma necessidade iminente das usinas e grupos adotarem um modelo de SSMA estratégico. A bem da verdade é preciso que a estratégia de SSMA seja reinventada, pois através dela é possível garantir a competitividade e a sustentabilidade do grupo/usina.

Foi o que aconteceu no Grupo BP Bunge Bioenergergia. “As áreas de segurança, saúde e meio ambiente exercem um papel estratégico importante. Principalmente nas empresas que têm como objetivo uma operação sustentável. Além disso, a pandemia da Covid-19 trouxe uma nova realidade e um desafio a estas empresas”, afirma Nadia Gama, diretora de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sistemas de Gestão da BP Bunge Bioenergia, comentando sobre a necessidade de uma estratégia de SSMA.

Estratégia de SSMA para segurança em tempos de incerteza

De acordo com ela para garantir a continuidade das operações foi necessário adotar novos protocolos e ações para garantir a saúde das pessoas. Ademais, as medidas de estratégia de SSMA foram necessárias para preservar o ambiente de trabalho livre de incidentes. “A estratégia de segurança e saúde teve que ser reinventada. Segurança se faz por meio das pessoas, de como se comportam, de como adotam os procedimentos e, principalmente, pela estabilidade emocional no trabalho diário”, explica Gama.

DESTAQUE > SSMA estratégico permitiu usina operar com três turnos de trabalho

A diretora de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Sistemas de Gestão da BP Bunge Bioenergia acredita que é essencial aos gestores não subestimar os desafios desse momento. “Esse período gera incertezas e nos desafia cada vez mais a questionar o papel da cada um. Afinal, como assegurar que os protocolos de saúde ou segurança estão sendo seguidos, se temos uma força de trabalho que, além de suas preocupações diárias, ainda tem que se preocupar em não trazer ou levar uma doença para suas casas e suas famílias? Como garantir que estão adotando um comportamento seguro neste momento de incerteza?”, questiona a diretora.

Segundo ela a certeza é a de que, mesmo em um tempo difícil, de consternação e preocupação, é possível absorver importantes aprendizados, que seguirão transformando a forma como as usinas devem trabalhar e ajudarão a aperfeiçoar as boas práticas, em saúde, segurança ou ambiente.

Webinar oferece capacitação gratuita em SSMA estratégico

Como uma forma de oferecer uma capacitação gratuita em SSMA estratégico, o próximo Webinar JornalCana, que acontece na quarta-feira, 29 de julho, às 18h30, reunirá quatro profissionais especializados para discorrer sobre o tema. Além de Nadia Gama, diretora de SSMA da BP Bunge Bioenergia, participam Adriano Granjo, diretor de SSMA da Atvos; Carlos Furlaneti, gerente geral de pessoas e administração da Clealco e Mário Márcio dos Santos, gerente de SST da Guaíra. Quem apresenta o evento online é o jornalista e diretor da ProCana Brasil, Josias Messias.

Para se inscrever é fácil. Bastar entrar no link www.jornalcana.com.br/webinar. Lembrando que os inscritos que acompanharem o evento Ao Vivo receberão Certificado de Participação.

Este Webinar conta com o patrocínio das empresas:

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram