JornalCana

Diretora da ANP aponta para volta dos 25% de etanol na gasolina

img4756

Valter Campanato/ABr

Nesta quinta-feira (17/01), a diretora geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, disse que o percentual de etanol misturado na gasolina passará de 20% para 25% no final da safra de cana de açúcar, possivelmente em abril deste ano.

A informação foi divulgada pela Agência Brasil, que traz uma ressalva. “Temos que confirmar a safra, mas estamos achando que sim”, disse a representante durante evento no Rio.

Caso se confirme, a iniciativa deve impulsionar o mercado de etanol, além impedir que o preço da gasolina aumente demais. Nos últimos anos, para manter os preços nacionais, a Petrobras tem importado gasolina para revendê-la a preços mais baixos no mercado brasileiro. Teoricamente, com o aumento da mistura do etanol, passaria a importar menos combustível fóssil.

A mistura foi reduzida em outubro de 2011 por conta de uma escassez do biocombustível, que gerou aumento nos preços. Contudo, hoje, o setor sucroenergético afirma ser capaz de suportar a demanda, mantendo as exportações e também a fabricação de açúcar. 

Agora, a expectativa é de que em abril, com o balanço final da safra, a mistura volte de forma definitiva.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram