JornalCana

Diretor do ITC explica como triplicar produção utilizando a mesma cana-de-açúcar

Finguerut, do ITC: usina precisa fazer mais com menos

O diretor do Instituto de Tecnologia Canavieira (ITC), Jaime Finguerut explicará como triplicar produção utilizando a mesma cana-de-açúcar durante apresentação no Curso de Diversificação e Máximo Aproveitamento Agroindustrial promovido pela ProCana/Sinatub no dia 18 de maio em Sertãozinho (SP).

Leia mais: Tecnólogo mostra como aumentar receita da usina produzindo biogás e biometano

De acordo com Finguerut, o atual cenário do setor apresenta um tempo de custos crescentes na produção de cana-de-açúcar e uma necessidade iminente de geração de caixa para pagamentos de dívidas. Diante disto, é importante retirar o máximo que a cana-de-açúcar pode oferecer. “É necessário procurar opções além do açúcar e do etanol para aumentar o faturamento e tornar o negócio viável. Uma das opções que irei abordar é o uso da fração fibra — bagaço e palha, além da queima para fazer calor e eletricidade. Estas duas frações representam duas vezes a energia do açúcar que esta no caldo. Assim, teoricamente, poderíamos triplicar a produção com a mesma cana, se convertêssemos todo o bagaço e toda palha em produtos”, explica o especialista em processos industriais.

Leia mais: Engenheiro apresenta técnicas que garantem alto rendimento industrial

Para ele a rota traçada para que o produtor encontre um melhor aproveitamento do potencial que a cana tem em gerar negócios e dar sustentabilidade econômica para o negócio canavieiro no futuro passa pela diversificação e otimização da produção. “São as formas de crescer verticalmente, ou fazer mais com menos, que é exatamente o que o setor precisa para voltar a crescer”, acrescenta.

Leia mais: Especialista industrial revela como operar usina de etanol de milho por 330 dias no ano

Para mais informações sobre curso, acesse: www.sinatub.com.br. Para inscrever-se no curso, clique aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram