JornalCana

Diretor do IAC é homenageado na abertura da Agrishow

Marcos Landell é referência em pesquisas com cana-de-açúcar

Marcos Landell, diretor geral do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi homenageado na abertura da 27ª Agrishow, na segunda-feira, dia 25. Graduado em agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Landell é uma das maiores autoridades na área de cana-de-açúcar.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, que também é presidente da Agrishow, comemorou a escolha de Landell por receber a homenagem. “Em 2018, a Agrishow homenageou Orlando Melo de Castro, pesquisador e coordenador da APTA. Em 2019, homenageamos o pesquisador da Embrapa, Silvio Crestana. Agora, homenageamos Marcos Landell, uma referência em pesquisas com cana-de-açúcar. É muito gratificante ter esses três pesquisadores homenageados”, afirmou.

LEIA MAIS > Por que a transformação digital é um fator estratégico para as usinas

Landell tem mestrado em Agronomia e Produção Vegetal (1983) e doutorado (1989) na mesma área também pela Unesp. Atua há 40 anos no IAC, onde construiu e mantém modernizado um dos quatro programas brasileiros de melhoramento genético da cana-de-açúcar, junto à equipe por ele liderada. Reconhecido por sua grande influência no setor sucroenergético, tem experiência na área de agronomia, com ênfase em melhoramento genético e seleção de novas variedades de cana-de-açúcar.

Tem sido responsável pelo desenvolvimento de conceitos que estão estabelecendo novos paradigmas para a canavicutura nacional e mundial.

O de maior repercussão é o manejo usando a matriz do terceiro eixo, uma estratégia de mitigação de déficit hídrico, situação que tem sido muito acentuada nos últimos anos no Centro-Sul do Brasil. Essa tecnologia proporcionou a produtores ampliar suas produtividades em 30%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram