JornalCana

Diretor do Cepel descarta um novo apagão elétrico

O diretor de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) do Ministério de Minas e Energia, Albert Cordeiro de Melo, descartou a possibilidade do Brasil sofrer um novo apagão energético. Durante o 62º Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais Internacional (ABM), realizado semana passada, em Vitória, Espírito Santo, Melo garantiu que, mesmo com o aumento da demanda, o Plano Nacional de Energia – em fase final de conclusão – atenderá as necessidades do País nos próximos anos.

Estamos prevendo o aumento da participação relativa do gás natural na matriz energética de 9% para 15% e a redução da utilização de lenha e carvão vegetal de 13% para 5%, resultado da evolução tecnológica e de pressões ambientais, afirmou o engenheiro.

Melo explicitou as políticas do Ministério das Minas e Energia na gestão de curto prazo do abastecimento através de contratos e leilões, com o complemento de energia elétrica de geração térmica. Nas projeções futuras, ele lembra que além dos projetos nas áreas de energia térmica, biomassa e nuclear, a expansão da geração de energia elétrica no Brasil está concentrada em novas usinas nas bacias hídricas da região Norte.

Auto-suficiência

A ArcelorMittal Tubarão, anfitriã do congresso da ABM encerrado na sexta-feira, é auto-suficiente em energia elétrica desde 1998. A energia é produzida a partir do aproveitamento dos gases gerados em seu processo de produção, o que possibilitou gerar uma receita adicional pela venda da energia excedente, além da redução de custos e da emissão de gases na atmosfera.

A auto-suficiência foi mantida mesmo depois de a empresa expandir a produção de 5 milhões para 7,5 milhões de toneladas de aço por ano. São cerca de 500 megawatts (MW) de potência instalada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram