JornalCana

Diretor da Jalles Machado elenca três desafios para o restante da safra

Joel Soares ressalta que há preocupações adicionais às que já existem nas usinas

Jalles Machado está alerta quanto aos desafios para o restante da safra

Analistas acreditam que chegamos praticamente na metade da safra da região Centro-Sul do Brasil. Ao passo que as usinas de cana devem estar alertas quanto aos desafios para o restante da safra. Nesse sentido o diretor de operações da Jalles Machado, Joel Soares comenta que além das dificuldades corriqueiras. O novo normal onde as usinas estão inseridas traz outros desafios.

SAIBA MAIS > Gestor da Usacucar lista 3 desafios além do comum à safra 2020/21
Joel Soares, diretor de operações da Jalles Machado

“Em condições normais nós já temos lá nossas dificuldades operacionais. Primeiramente porque somos uma agroindústria, portanto operamos de forma sazonal por questões climáticas. Do mesmo modo nossas janelas operacionais são curtas para, preparo de solo, plantio de cana-de-açúcar e moagem. Além disso estamos também localizados longe dos grandes centros. Tudo isso, já cria empecilhos. Mas percebo que há mais desafios para o restante da safra 2020/21”, revela Soares. Para elucidar melhor ele elenca três. São eles:

1 – Os entraves da pandemia da Covid-19

Apesar de ser considerado como atividade essencial. Joel Soares avalia que um dos desafios para o restante da safra são os entraves da pandemia do novo coronavírus. “Nós não fomos impedidos de operar legalmente por produzir o que é considerado como produto de primeira necessidade. Como, por exemplo, energia, etanol e açúcar. Mas temos que encontrar mecanismos para operar sem as limitações do lockdown no nosso negócio. Temos muitos colaboradores e nos preocupamos em primeiro lugar com a proteção deles. Queremos funcionar mas com responsabilidade”, justifica Soares.

2 – A necessidade dos insumos

Por outro lado, existem fornecedores de insumos que não são considerados como atividade essencial. E a falta desses insumos pode dar dor de cabeça para os gestores de operação das usinas. De modo que este é outro dos desafios para o restante da safra. “Muitos de nossos fornecedores de insumos foram impedidos de operar, o que nos ocasionou muitos problemas. No inicio tivemos tanta dificuldade que decidimos concentrar nossa atenção em criar estoques de insumos para que nossas operações não tivessem pausas e nosso planejamento fosse prejudicado”, conta o diretor de operações da Jalles Machado.

SAIBA MAIS > Como a Usina São Domingos bateu o recorde histórico de produção de açúcar
3 – As incertezas políticas e de mercado

Não bastassem os dois desafios para o restante da safra citados acima. Soares complemente sua lista de preocupações com um terceiro tem: as incertezas políticas e de mercado. “A pandemia trouxe muitas incertezas. Estamos no meio da safra. Temos praticamente ainda 50% da safra para performar. Mas não temos garantia, principalmente, em relação a questão do consumo. Por exemplo, daqui para a frente podemos ter problemas de estocagem de etanol e até mesmo de outros produtos que fabricamos”, desabafa Soares.

Participantes da alta gestão de usinas elaboram soluções para os desafios da safra

Na próxima quarta-feira, 5 de agosto, às 19h acontece mais um webinar da série Quarta Estratégica JornalCana. Trata-se do 1º Encontro Alta Gestão de Usinas que pretende debater e encontrar soluções para os desafios da safra. Estarão presentes no evento online Joel Soares, diretor de operações da Jalles Machado; Julimar Clemente de Souza, diretor de operações agroindustriais no Grupo Usacucar (Usina Santa Terezinha-PR); Luiz Antônio Magazoni, diretor industrial da Usina São Domingos e Raul Guaragna, diretor agroindustrial da Tereos. Quem apresenta o evento é o jornalista e diretor da ProCana Brasil, Josias Messias.

Os interessados em assistir ao vivo e receber certificado de participação devem se inscrever através do link: www.jornalcana.com.br/webinar

Este Webinar conta com o patrocínio das empresas:

HB Saúde — Humanização e Tecnologia em Saúde

Telog — Soluções logísticas integradas!

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram