Durante a 21ª edição do Seminário Agroindustrial Brasileiro (SBA), realizada nos dias 26 e 27 de outubro, em Ribeirão Preto – SP, foi feita uma homenagem àquele que é reconhecido como um “dinossauro” do setor, José Paulo Stupiello, consultor técnico em usinas sucroenergéticas e presidente nacional da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB).
Atuando no segmento canavieiro desde 1963, o engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), com doutorado em Tecnologia do Açúcar e do Álcool pela Universidade de São Paulo (USP), é considerado um “dinossauro do setor”, sempre atento a todos os movimentos relacionados à cana.
LEIA MAIS > Com expectativa de moer 14,3 milhões de toneladas, Usina Coruripe se aproxima de seu recorde de moagem
Porém, ao contrário dos animais do período jurássico, que sucumbiram, Stupiello vem ao longo desses anos resistindo e mantendo uma participação bastante ativa, contribuindo de forma significativa para o aprimoramento da cana-de-açúcar. Aos 87 anos, credita essa longevidade e resiliência à prática de uma filosofia de vida que consiste em crer que nunca saberá o suficiente, sempre tendo muito a aprender.
Stupiello tem acompanhado presencialmente as principais mudanças que a cadeia sucroenergética viveu nas últimas décadas. Ele explica que um dos segredos para estar na ativa há tanto tempo é manter-se sempre atualizado para que assim seja possível adquirir e conseguir passar conhecimentos aos outros. “A gente não para”, afirma.
LEIA MAIS > Usina Lins implementa projeto de mobilidade para manutenção de ativos
Stupiello comanda a STAB, há 32 anos. Foi eleito presidente da entidade em 1990, mas entrou para a sua história por ser um de seus sócios-fundadores junto a um grupo de mais 83 técnicos do setor, liderados por Gilberto Miller Azzi.
Mesmo depois de muito tempo no setor, ele salienta a importância de estar sempre se reciclando e aprimorando seus conhecimentos. Ele defende a constante qualificação e capacitação da mão-de-obra para atuar no setor.“É preciso treinar as pessoas”, destaca.
LEIA MAIS > O melhor para o Brasil é o etanol, diz CEO da Volkswagen da América do Norte
Durante o SBA foi apresentado um vídeo onde personalidades do universo acadêmico e de lideranças expressivas do setor, como Márcia Mutton, professora da FCAV/UNESP; Raffaella Rossetto, pesquisadora científica da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio(APTA); Paulo Montabone, diretor da Fenasucro&Agrocana; João Guilherme Ometto, empresário e membro da Academia Nacional de Agricultura (ANA) ; Ericson Marino, consultor; Oswaldo Alonso, consultor; Fernando Vicente, diretor industrial da Usina Alta Mogiana; HermannHoffmann; coordenador geral da Ridesa e seu filho Jaime José Stupiello, consultor da Usina Nardini, entre outros, prestam depoimentos com homenagens.
José Paulo agradeceu as homenagens e disse que sempre conta com o apoio dos amigos para realizar o seu trabalho. “Eu não mereço tanto. Agradeço a lembrança, o apoio e amor que vocês têm me dedicado”, concluiu.