JornalCana

Dilma Rousseff afirma que o setor sucroalcooleiro tem papel fundamental na definição da matriz energética

A ministra das Minas e Energia Dilma Rousseff, em visita à região de Ribeirão Preto, afirmou que a bio eletricidade, gerada a partir do bagaço de cana pelas usinas de açúcar e álcool, terá papel fundamental na matriz energética brasileira. Ela fez questão de conhecer todo o processo de geração de energia, desde a produção de cana no campo, as operações na área industrial das usinas, até a fabricação de equipamentos destinados à geração de energia a partir da queima de biomassa (bagaço de cana).

Dilma Rousseff diz ter ficado impressionada com o que viu e enfatizou que o setor sucroalcooleiro não pode permanecer passivo, apenas gerando energia. De acordo com a ministra, o setor tem que ser agente na matriz, devendo adotar algumas medidas para vender e distribuir energia em grupos ou individualmente. A ministra falou ainda que até 2010 espera que o setor saía dos atuais 1.500 MW vendidos, para 12.000 MW, o que equivale a uma Itaipu.

As usinas, que produzem energia, vão estar participando do próximo leilão público programado inicialmente para novembro ou dezembro. Os produtores pretendem definir até o fim de julho, juntamente com o governo, a criação do marco regulatório para as unidades que estão fora do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica — Proinfa. O objetivo é que essas usinas possam se habilitar junto à Agencia Reguladora de Energia Elétrica —- Aneel e disponibilizar seus excedentes no leilão.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram