JornalCana

Diálogos da Terra no Planeta Água começa hoje, em MG

O governador de Minas, Aécio Neves, e o presidente de honra da Green Cross International e ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, farão a abertura do evento Diálogos da Terra no Planeta Água, dia 26, no Minascentro.

Durante três dias, cientistas, ambientalistas, climatologistas, gestores e público farão um levantamento de problemas e debaterão idéias e propostas para a melhoria da relação entre seres humanos e natureza. O objetivo do encontro ecológico é checar de que forma essa interação tem impactado sobre a água do planeta.

A conferência magna ficará a cargo de Mohan Munasinghe, prêmio Nobel da Paz 2007 pelos esforços para construir e disseminar conhecimentos sobre mudanças climáticas e por instituir a base para a medição que é necessária para controlar tais mudanças.

Não por acaso o Brasil, reserva de cerca de 12% da água doce do mundo, foi escolhido para esta edição do Diálogos da Terra no Planeta Água, que tem por destino Minas Gerais – uma bacia hidrográfica que se destaca pela abundância de recursos.

A agenda de atividades do comitê executivo do Diálogos da Terra no Planeta Água será orientada por quatro temas principais, trabalhados paralelamente em palestras e discussões de grupo, finalizando com a elaboração de propostas. São eles: Água e Mudanças Climáticas, Energias renováveis para uma Sociedade Sustentável, Novas Abordagens para o Planejamento Territorial e Solidariedade e cooperação Sul-Sul.

Concentrando os resultados de todos os eventos, será elaborada a Carta de Minas Gerais, com idéias inovadoras para a redução do desperdício dos recursos hídricos, inclusive com indicadores concretos. Essas propostas do Diálogos da Terra no Planeta Água farão parte do 5º Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Istambul (Turquia), em 2009.

Esta será a primeira vez que a Green Cross realiza o Diálogos da Terra na América Latina e o fará em parceria com a Fundação Renato Azeredo e apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Programação

O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Carlos Minc, participará, com a conferência “Desafios para o Desenvolvimento Sustentável na América Latina”. Uma outra conferência sobre o Fórum Mundial da Água será apresentada pelo vice-presidente do Conselho Mundial de Águas da Unesco, Benedito Braga.

No encerramento, Mário Soares, ex-presidente de Portugal, presidirá uma sessão plenária com ambientalistas, cientistas e gestores. A palavra que fechará o evento será feita pela senadora Marina Silva, conhecida pela veemência com que defende a Amazônia.

Durante o Diálogos da Terra no Planeta Água, serão divulgados os vencedores do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental, em reconhecimento às organizações que investiram na gestão sistêmica das questões ambientais.

A pré-estréia mundial do documentário Zugzwang (termo alemão adotado universalmente para significar a “obrigatoriedade” de efetuar um movimento em uma posição dada de uma partida de xadrez), sobre bioenergia, produzido pela Fiat e com direção de Duto Sperry, também acontecerá no evento.

Todos os dias, apresentações culturais marcarão o encerramento das atividades, com shows de Uakti, Marcus Viana e Transfônika Orquestra.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram