JornalCana

Desenvolvimento rural é tema de encontro estadual

Com o objetivo de discutir e apresentar propostas capazes de traçar uma nova realidade para o homem do campo, foi encerrado ontem, em Paripueira, o Encontro Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Na programação do evento foram enfocados a contextualização do Brasil rural e a importância da construção de um plano nacional de desenvolvimento rural sustentável, visando o fortalecimento da agricultura e a conservação do meio ambiente.

A democratização do acesso à terra, o fortalecimento da agricultura familiar, a diversificação das economias rurais e a renovação da educação no campo nortearam as discussões para a elaboração do plano que será apresentados pelos delegados estaduais na Conferência Encontro Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, em novembro, em Brasília.

Representando o Conselho Nacional, Sérgio Paganini, ressaltou o empenho de todos os Estados em torno da elaboração do plano com ações claras para fomentar o desenvolvimento na zona rural, que representa 80% do território brasileiro, daí a necessidade de uma política que estimule a agropecuária. Segundo Paganini, há o equívoco em associar o termo rural apenas ao homem do campo, visto que existem indústrias e prestadores de serviços realizando trabalhos neste setor e precisando igualmente de apoio.

Presente no evento, o secretário de Agricultura, Reinaldo Falcão, falou sobre a importância de se ciar um caminho que garanta a produção agropecuária sem prejuízo à natureza e da certeza dos resultados positivos que serão gerados a partir desta discussão do meio rural dentro da realidade local. Ele relembrou o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria, a exemplo do resgate das cadeias produtivas do milho e do algodão, bem como o incentivo aos produtores de leite com a inclusão do alimento na merenda escolar e com o lançamento do Programa Social do Leite.

O encontro foi organizado pela secretaria estadual de Agricultura e teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Movimento Minha Terra, do Banco do Nordeste, das secretarias de Estado de Educação e de Planejamento, da Fetag e do Sebrae. (Gazeta de Alagoas)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram