JornalCana

Desenvolvimento econômico de Quirinópolis depende de medidas pró setoriais

img9041

O município de Quirinópolis, no sul de Goiás, produz cana-de-açúcar há apenas dez anos, todavia, atualmente está entre os maiores produtores de do país, sendo considerado um polo industrial do setor sucroenergético.

De acordo com Marcos Dias Ferreira, superintendente da Associação de Indústria e Comércio de Quirinópolis, essa transformação econômica se deve a uma parceria do município com o Governo do Estado que pretendia na época, expandir os canaviais pelo Centro-Oeste e estimular a economia de outras regiões, que hoje são consideradas as novas fronteiras da agricultura e produção do país.

“No início de 2004 as usinas já estavam se instalando na região, consequentemente a área para o plantio de cana foi se expandindo. Hoje em dia, a cidade tem quase dois terços ocupados pela cana”, explicou.

Ferreira afirma que os dados da economia do município indicam que só em 2012 o setor de serviços cresceu 12% e a indústria cresceu cerca de 35%.

“Estamos agora numa etapa de mais equilíbrio em relação à oferta de emprego ligada à cana e ao álcool, com 3 mil vagas em 2012/13. Na época do que as usinas vieram, eram quase 10 mil empregos diretos e indiretos relacionados ao setor sucroenergético”, afirma.

Ferreira acredita que o desafio é dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento econômico resultantes da produção de cana-de açúcar e seus subprodutos em Quirinópolis. Para tanto é necessário medidas governamentais.

“Dependemos de políticas econômicas favoráveis, principalmente do governo federal em relação à questão sucroenergética. Desde políticas de importação até incentivos fiscais. Dependemos de tudo isso para que esse crescimento continue”, conclui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram