JornalCana

Desempenho premia Alcoeste, Biopav, Guaíra e Cerradinho

O Prêmio MasterCana destaca este ano alguns dos grupos sucroalcooleiros mais importantes do País, na categoria Indicadores de Desempenho, que observa referências nas áreas Agrícola, Industrial, Administrativa e Comercial. Este ano, os destaques são: Alcoeste, Biopav, Brenco, Cerradinho, Cosan, Guaíra, Guarani e Itamarati.

A cerimônia de premiação será no dia 1º de setembro, a partir das 19h30, no Clube de Campo Vale do Sol, em Sertãozinho, SP. Confira abaixo os resumos dos cases de quatro usinas. A matéria sobre os outros quatros destaques também estão disponíveis no site.

Alcoeste – MasterCana Desempenho em Produção e Exportação de Leveduras

A Alcoeste, uma das empresas do Grupo Arakaki, definiu como prioridade, em 2004, a certificação da fábrica de levedura pela norma GMP-13 Quality Control of Feed Materials for Animal Feed (hoje, norma GMP-B2), exigida de fornecedores estrangeiros de ingredientes para ração animal. O objetivo era manutenção da conquista do mercado europeu e comprovação da qualidade superior do produto.

A empresa possui um amplo mix de produtos, que inclui, além da Supracell, dois outros tipos de levedura autolisadas e a parede celular. Todas têm como prioridade melhorar o índice zootécnico dos animais, por se tratar de ótimas fontes de proteína, inclusive com função prebiótica. Em 2008, a Alcoeste obteve um aumento de 27% na produção de leveduras.

Biopav – MasterCana Desempenho em Tecnologia Industrial

A Biopav, segunda unidade do Grupo Equipav, está planejada para três fases de crescimento. Instalada no município de Brejo Alegre, SP, a unidade prevê moer 4 milhões de toneladas de cana já na primeira safra. A capacidade total alcançará 6 milhões de toneladas em três anos.

A unidade desenvolveu um Plano Diretor de Automação que permite controlar todas as fases de produção centralizada pelo COI. O setor de extração conta com acionamento elétrico e redutores planetários. O preparo de Cana possui bitola de 100”, 5 ternos de 50” x 90” na primeira fase, sendo acrescido em mais um terno já na segunda fase.

A geração de vapor conta em 2008 com uma Caldeira de 320 TVH, 490°C e 65 Kgf/cm². Na segunda fase será montada uma caldeira de 380 TVH, 530°C e 100 Kgf/cm². A potência máxima de Geração de Energia será de 155 MW e de 110 MW de cogeração.

Cerradinho – MasterCana Desempenho em Saúde e Segurança do Trabalho

O Grupo Cerradinho destaca a importância da qualidade de vida no trabalho e justifica sob o argumento de que o colaborador passa mais de oito horas por dia no ambiente da empresa, durante pelo menos 35 anos.

Por este motivo o Grupo Saúde & Cia, composto por diversos profissionais da usina, tem como objetivo desenvolver a promoção da saúde, prevenindo doenças e melhorando a satisfação do trabalhador através de ações como as campanhas de vacinação, orientação e incentivos, exames preventivos, acuidade visual, feira da saúde, check-up para executivos, entre muitas outras.

Guaíra – MasterCana Desempenho em Tecnologia Agrícola

A Usina Guaíra tem como prática a agricultura de precisão, com a aplicação de corretivos com taxa variável em toda renovação e expansão dos canaviais. A unidade conta com piloto automático para plantio mecanizado, equipamento que em 2009 também será usado nas colhedoras. A empresa implantou o sistema SAP (ECC 6.0) para controle agrícola e automotivo, considerado uma inovação no setor.

Todo o planejamento para definição de dosagem de fertirrigação está embasado em análises feitas para cada tipo de solo, com monitoramento dos níveis de potássio. É gerado então um mapa de aplicação racionalizando a vinhaça, que indica as áreas onde os níveis de potássio são suficientes, evitando assim a saturação do solo.

O Prêmio MasterCana é uma realização da Procana – Informações e Eventos, empresa que edita as publicações líderes no mercado sucroalcooleiro: JornalCana, Anuário da Cana e o site www.procana.com.

Informações

Evento: Prêmio MasterCana Centro-Sul 2008

Data: 1º de setembro de 2008

Local: Clube de Campo Vale do Sol, Rodovia Atílio Balbo, km 331,5, Sertãozinho, SP

Programa

19h30 – coquetel

21h00 – cerimônia de premiação

24h00 – encerramento

Traje: social completo (terno)

Informações e convites

Contato: Michelle Freitas

Telefone: (16) 3512-4300

Móvel: (16) 9128-7379

E-mail: michelle@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram