JornalCana

Desembolsos do BNDES a usinas deverão diminuir

Após dois anos oferecendo crédito a taxas de juros subsidiadas; por meio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e outras linhas voltadas a estimular a inovação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ainda quer entender melhor como as usinas sucroalcooleiras vão se comportar diante de suas novas diretrizes de concessão de crédito, mais restritivas diante do aperto fiscal em vigor no país.

bndes-banco-rio-rj-20110704-02-size-598

A percepção é que em 2016 as usinas deverão apresentar melhores resultados, efeito de uma rentabilidade maior para o etanol em 2015/16, safra que começa em abril. Mas o apetite ainda contido das usinas para investimentos – inclusive em renovação de canaviais (ver abaixo) – tende a gerar uma redução de empréstimos ao segmento em 2015.

Nas contas de Carlos Eduardo Cavalcanti, chefe do departamento de biocombustíveis do BNDES, os desembolsos em 2015 poderão recuar a níveis próximos de R$ 5 bilhões, o que representaria uma queda de 17 % frente a 2014. Em um cenário mais otimista, são projetados R$ 6 bilhões, praticamente o mesmo montante do ano passado. No que tange aos fundamentos, as razões do desaquecimento esperado para 2015 não são novas.

Mesmo com a volta da Cide na gasolina – que ampliou a margem de ganho das usinas com o etanol -, as empresas do segmento ainda padecem de cotações deprimidas do açúcar (parcialmente compensadas pelo dólar valorizado) e com uma elevada alavancagem. Conforme especialistas nesse mercado, há ainda o “estoque”de perdas com etanol decorrentes dos mais de cinco anos de controle dos preços da gasolina no país. Pesam, ainda, as mudanças nas regras operacionais do BNDES para 2015, já à luz do duro ajuste fiscal promovido pelo governo. “Ainda estamos observando a reação das empresas em relação a isso”.

(Fonte: Valor Econômico)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram