JornalCana

Desabastecimento pode afetar o Brasil ainda neste ano

img4119

Toda a crise enfrentada pelo setor sucroenergético ao longo do ano, pode agora, atingir em cheio os consumidores. Isso porque algumas regiões do país estão sob ameaça de ficar sem combustível no fim deste ano, o que no período de entressafra, se agrava ainda mais.

Sabendo do problema, o governo federal tem se reunido em busca de um plano emergencial, que pretende viabilizar a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento. Os dois pontos são preocupantes, já que a importação torna a distribuição mais complexa.

Como exemplo, o transporte da gasolina no caso da importação, precisa ser feito por navios, que hoje, já sofre com a falta de estrutura nos portos, sem espaço para atracação e armazenamentos.

Recentemente, a Petrobras divulgou que no final do terceiro trimestre suas refinarias atingiram 98% da capacidade de produção, sendo que em algumas regiões, essa capacidade já se esgotou.

De acordo com um estudo realizado pelo Grupo de Economia de Energia da UFRJ, a pedido da Folha de São Paulo, o Brasil terá de importar quase 20% da gasolina que consome nos próximos cinco anos. A confirmação virá caso o país não amplie a produção nacional e a oferta de etanol continue restrita.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram