JornalCana

Deputado relembra história do álcool

O deputado Arnaldo Jardim, em artigo publicado neste site, faz uma retrospectiva do setor sucroalcooleiro desde o Proálcool até a era do ´flex fuel´. “Se existe um setor brasileiro que viveu nas últimas décadas uma montanha russa de emoções, este foi o sucroalcooleiro. Quem vê o resultado surpreendente nas vendas de veículos flexíveis, o aumento das exportações de álcool, as expectativas diante do comércio de créditos de carbono, a grande produtividade de cana por hectare talvez não imagine as dificuldades pelas quais esse segmento passou para chegar ao seu atual estado da arte”.

De acordo com o deputado, as exportações de álcool devem ultrapassar a barreira dos 2 bilhões de litros este ano. “A adoção da mistura do combustível renovável na gasolina pelos Estados Unidos, países europeus e asiáticos pôs o Brasil como o único país capaz de suprir a crescente demanda por este biocombustível”, explica.

Segundo a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, as vendas de carros flexíveis somadas aos de álcool respondem por 23,9% dos veículos novos comercializados em 2004, ou seja, são mais de 253 mil unidades. “E o número só tende a aumentar, diante da incorporação da tecnologia flex-fuel por todas as quatro grandes montadoras do País e da crescente alta dos preços internacionais do petróleo”, afirma.

Confira artigo completo “Ethanol Day” em Opiniões deste site.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram