JornalCana

Deputado propõe audiência pública para debater aumento do etanol

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) apresentou na semana passada um requerimento na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para que o mercado do etanol seja debatido em audiência pública. “Precisamos discutir de forma clara o aumento nos preços do etanol”, explicou Jardim durante visita à redação do JornalCana.

De acordo com o político, essa discussão é importante para esclarecer muitas análises superficiais que surgem enfatizando que a produção sucroenergética está parada, ou que o setor está produzindo mais açúcar ou mesmo que não terá condições de abastecer o mercado.

Sobre as possíveis medidas do governo, ele explica que esse clima de apreensão gera decisões precipitadas. “Somos temerosos pela taxação do açúcar e preocupados com a revisão do plano de uso do etanol. Não podemos esquecer das questões centrais, como por exemplo, ter uma política de comercialização que permita um sistema de transmissão de preços mais rápido porque quando o valor cai na usina demora para chegar ao consumidor, mas quando sobe, o preço é repassado rapidamente. Por isso, gostaria de saber qual o papel das distribuidoras nessa questão?”, ressalta.

Outro ponto de discussão para Jardim, é o fato do setor não ter estoques reguladores. “Defendo uma política pública reguladora de estoques e que permita a expansão da cana. A atividade não vai avançar para a Amazônia e nem para o Pantanal, mas em áreas degradadas de pastagem e ainda é preciso aumentar o processo de avanço do etanol de segunda geração”, diz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram