JornalCana

Deputado de Mato Grosso participa de Conferência no Canadá

O deputado federal Wellington Fagundes (PL-MT) participa da XI Conferência sobre Mudança Climática da ONU, que acontece em Montreal, no Canadá. Esta é a primeira reunião para discutir o assunto desde que o protocolo de Kyoto entrou em vigor, em fevereiro deste ano.

O parlamentar mato-grossense integra a delegação brasileira, que tem a missão, entre outros assuntos, de discutir a participação de países em desenvolvimento no controle de gases poluentes.

Atualmente o protocolo de Kyoto obriga 40 países industrializados a reduzirem em 5,2% suas emissões até 2012 em comparação com 1990. Em Montreal, discute-se a possibilidade de integrarem este grupo países como Brasil, Índia e China – ainda que de forma menos exigente.

Outro desafio é convencer os Estados Unidos, maior produtor de gases poluentes no mundo, a aceitarem algum tipo de conversa sobre reduções depois de 2012. Eles se negaram a assinar o protocolo de Kyoto.

Na avaliação de Fagundes, as propostas apresentadas pelo Brasil quanto ao controle de gases poluentes ainda são muito tímidas. “Existe o risco de perdemos a posição de liderança entre os países em desenvolvimento na América do Sul”, comenta.

Ainda nesta semana o Brasil deve apresentar uma proposta de financiamento internacional para reduzir o desmatamento, gerando possíveis créditos negociáveis de redução de emissões de carbono. De acordo com o protocolo de Kyoto, o comércio de emissões permite que países que poluem muito comprem “créditos” não usados daqueles que “têm direito” a mais emissões do que normalmente geram.

O deputado Wellington destaca ainda a importância de iniciativas em tecnologias de energias renováveis, como o biodiesel e o álcool combustível da cana-de-açúcar. “Desta forma é possível reduzir a emissão de poluentes, sem, no entanto, prejudicar o crescimento econômico de países em desenvolvimento”, complementa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram