Mercado

Deputado apresenta projeto de lei para uso do gás natural veicular

A utilização do gás natural veicular (GNV) como fonte alternativa para o transporte público do Estado, pode ser transformada em lei. O deputado estadual Marcos Isfer (PPS) apresentou nesta semana, um projeto de lei que torna obrigatório o uso desse combustível como forma de reduzir os custos da tarifa dos transportes, além de reduzir a emissão de poluentes em relação aos outros combustíveis.

Na opinião de Isfer, essa é uma fórmula que começa a ser incentivada em diversas capitais e vai ao encontro do desejo da sociedade em ter um transporte barato e com qualidade.

“As conversões devem respeitar as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e todas as empresas terão um prazo para se adequarem”, disse. Segundo o projeto de lei, as empresas terão um prazo de quatro anos para efetuarem suas conversões com a média de 25% ao ano.

O uso do gás natural veicular tem sido incentivado por um plano nacional da Petrobras, que garante o abastecimento na região e propõe uma redução no preço do produto, cerca de 55% a menos que o óleo diesel.

Além do aspecto ambiental, outra vantagem do gás natural é o fato de ser um combustível que inibe as tentativas de adulteração.

Banner Revistas Mobile