JornalCana

Deputada reivindica mais cursos de capacitação para rurícolas em SP

“Com a fim das queimadas, haverá uma redução drástica no corte manual de cana”. Com esse tom a deputada estadual Beth Sahão (PT) reivindica ao governo federal mais cursos de qualificação para os cortadores de cana do Estado de São Paulo. O pedido foi encaminhado recentemente ao ministro da Educação, por meio de ofício.

De acordo com a política, que também é psicóloga, o corte da cana continua a ser uma atividade relevante em diversas partes do estado, especialmente no interior de São Paulo, onde o setor sucroenergético tem uma forte presença na economia.

img10302

Crédito: PT Alesp

Especialistas do setor de RH de usinas afirmam que a mecanização no setor sucroenergético é um caminho sem volta. Em contra partida a falta de mão de obra mais especializada é uma realidade do setor sucroenergético em todo o país. Em setembro passado, a Unica firmou um acordo com o “Pronatec Brasil Maior,” programa de qualificação que se propõe a oferecer cursos de acordo com a necessidade de alguns setores estratégicos, entre eles o sucroenergético.

img10304

Outro programa que também objetiva a formação de mão de obra qualificada é o Renovação. Criado em 2009 e coordenado pela Unica e a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), o projeto já requalificou cerca de 5 mil trabalhadores rurais diretamente e outros 16 mil indiretamente, através de usinas associadas à Unica que adotaram a metodologia.

Legislação – O Protocolo Agroambiental prevê antecipar o fim da queima da palha da cana para 2014, em áreas mecanizáveis e 2017, em áreas não mecanizáveis. A lei estadual 11.241 de 2002 regulamenta o final da prática da queima em 2021, em áreas com declividade de até 12% e, em 2031, em áreas acima de 12% e também em locais menores que 150 hectares.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram