JornalCana

Deputada Maninha não vê avanços nas negociações em Hong Kong

A deputada Maninha (P-SOL/DF), que participa da delegação brasileira na 6ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), não vê avanços para o Brasil nas negociações para liberalização do comércio internacional. Na reunião, que acontece em Hong Kong, a União Européia quer que os países em desenvolvimento sinalizem maior abertura na importação de produtos industriais e serviços. Os países em desenvolvimento, liderados pelo Brasil, defendem a eliminação de barreiras tarifárias ao comércio agrícola e de subsídios para o setor nos países desenvolvidos.

A expectativa de fracasso das negociações foi sentida, em Hong Kong, em encontro preparatório com parlamentares de vários países. Maninha observou que os norte-americanos não apareceram na reunião e os europeus não apresentaram nada de novo em relação à agricultura, enquanto africanos e latino-americanos repetiram suas reivindicações.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, vem afirmando que o grupo brasileiro vai brigar pela fixação de um prazo para eliminar pelo menos os subsídios concedidos pelos países desenvolvidos à exportação de produtos agrícolas. Estudo do Banco Mundial mostra que a eliminação completa das barreiras agrícolas elevaria a renda do setor em 46%. Além de Maninha, estão em Hong Kong com a delegação brasileira os deputados paulistas João Herrmann Neto (PDT) e Paulo Lima (PMDB). A conferência da OMC, que começou ontem, 13 de dezembro, termina no domingo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram