JornalCana

Depto Comércio dos EUA conclui que subsídio reduz empregos

Washington, O Departamento de Comércio dos Estados Unidos prepara-se para divulgar um relatório no qual faz duras críticas à política protecionista adotada pelo governo americano no setor de açúcar.

Um rascunho do relatório obtido pela Dow Jones mostra que o Departamento de Comércio acusa o governo de proteger os produtores de açúcar ao conceder subsídios à produção e barrar as importações de produto mais barato, causando a perda de milhares de empregos no país.

De acordo com uma investigação do Departamento, de 1997 a 2002 cerca de 10 mil postos de trabalho foram eliminados pelas companhias que produzem chocolates, doces, cereais matinais e outros produtos ricos em açúcar. Enquanto isso, nas empresas do setor de alimentos que não dependem diretamente desta matéria-prima foram criados mais de 30 mil empregos no período.

Em 2004 as companhias americanas pagaram US$ 0,235 por libra-peso de açúcar refinado, enquanto no mercado internacional comprava-se o produto por US$ 0,109, diz o Departamento, acrescentando que, com isso, a indústria enfrenta uma “desvantagem competitiva” com relação às empresas estrangeiras.

A indústria americana de chocolates e doces foi a mais prejudicada quando os preços do açúcar no mercado doméstico ficaram três vezes acima do preço mundial há alguns anos. Algumas empresas fecharam as portas, outras se mudaram para o México e Canadá.

O deputado republicano Mark Kirk, do Illinois, que pediu a investigação, disse queria provas substanciais de que a política para o setor é a responsável pela transferência de empregos dos Estados Unidos para outros países.

“Estamos perdendo empregos no Illinois. Vimos a falência da Fannie May e a partida da Brach s (Confections, Inc.). Chicago costumava ser a capital mundial dos doces”, afirmou. A Ferrara Pan Candy Co. é uma das empresas que ainda estão em Chicago, embora seu presidente, Salvatore Ferrara, tenha dito ao Congresso no ano passado que a empresa é muito prejudicada pela política americana para o açúcar. “É difícil continuar competitivo, doméstica ou mundialmente, sob tais circunstâncias”, afirmou na ocasião.

O Departamento de Comércio acredita que tal política exacerbou o desequilíbrio comercial da indústria. Como resultado, o relatório conclui, aumentaram as importações de doces e reduziu-se a competitividade da indústria americana.

O relatório diz ainda que o alto preço do açúcar foi um fator decisivo para que a Kraft Foods Inc. mudasse sua unidade de Holland, no Michigan, para Montreal, no Canadá. E lembra que mais de mil empregos foram eliminados quando a Brach s Confections Inc. fechou sua unidade no Illinois e transferiu a produção para a Argentina, Brasil e México.

Phillip Hayes, porta-voz da American Sugar Alliance, grupo que representa os produtores americanos de açúcar, disse que o preço da commodity nos EUA não tem nada a ver com a eliminação de postos de trabalho na indústria de doces e chocolates. Para ele, tais companhias estão saindo dos Estados Unidos pelos mesmos motivos que outros setores: o alto custo da mão-de-obra e da assistência à saúde.

O deputado Kirk diz não ter muito apoio no Congresso na questão do corte aos subsídios, mas ele acredita que o relatório do Departamento de Comércio oferecerá as evidências necessárias para convencer mais parlamentares. As informações são da Dow Jones.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram