JornalCana

Demanda por etanol mostra força em fevereiro

A venda de etanol pelas usinas de cana-de-açúcar na primeira quinzena de fevereiro indica que a demanda pelo biocombustível tende a ser expressiva em todo o mês. Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a comercialização de etanol pela indústria no período cresceu 12%, a 976,974 milhões de litros. O forte consumo, aliado à oferta mais restrita, comum a períodos de entressafra, vem elevando os preços na usina e ao consumidor final.

Do total comercializado pela indústria nos primeiros quinze dias do mês, 591,748 milhões de litros foram de etanol hidratado, que é usado diretamente no tanque dos veículos. Na comparação com a primeira quinzena de fevereiro de 2013, as vendas no mesmo intervalo deste ano foram 13,4% maiores, segundo a Unica. No acumulado da safra, a alta é de 18%.

A comercialização de etanol anidro, que é misturado à gasolina, também avançou. Foram 385,226 milhões de litros, 10% acima da primeira quinzena de fevereiro de 2013. Desde o início da safra, em abril, as vendas de anidro acumulam alta de 18%.

Em função de uma oferta menor e de uma demanda aquecida, os preços do etanol subiram novamente nas usinas em São Paulo na última semana. O indicador Cepea/Esalq para o hidratado subiu 2,48%, para 1,4148 o litro, entre 17 e 21 de fevereiro (sem frete e sem impostos). É a quinta semana seguida de valorização do indicador que, desde o dia 24 de janeiro, já subiu 10,2%.

Ontem, a Unica também divulgou uma atualização da moagem de cana na safra atual, a 2013/14, no Centro-Sul. Segundo a entidade, o volume totalizou 596,16 milhões de toneladas neste ciclo até a primeira quinzena de fevereiro, 11,97% acima do mesmo período do ciclo anterior. A produção de açúcar no acumulado da temporada somou 34,28 milhões de toneladas, um crescimento de 0,57% em relação à safra anterior, e a de etanol, 25,52 milhões de litros, com um aumento de 19,55%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram