JornalCana

Demanda por álcool combustível faz Conab prever safra recorde de cana-de-açúcar

A forte demanda por álcool combustível no país e no exterior elevou a área plantada de cana-de-açúcar e deve levar a mais um recorde de produção na safra 2007/08. De acordo com o primeiro levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), serão produzidos 528 milhões de toneladas de cana, 11,2% mais que no período anterior. Desse total, 236,6 milhões de toneladas serão para a produção de etanol.

A procura interna e externa por carros flex, que utilizam tanto a gasolina quanto o álcool, levou os produtores de cana brasileiros a aumentarem a área plantada em 7,4% nessa safra, para 6,62 milhões de hectares. O ganho mais forte na produção (11,2%) é explicado por um aumento estimado de 3,5% na produtividade da cultura, fruto do uso de novas variedades e de tecnologias mais avançadas na lavoura.

No total, 468,2 milhões de toneladas, ou 88,7% da produção, deverão ser utilizados pela indústria sucroalcooleira. Desse volume, 50,5% vai para a produção de álcool e 49,5% (231,6 milhões de toneladas) para a fabricação de açúcar.

A produção de álcool, nesta safra, será a maior em volume na história do país, com 20,01 bilhões de litros. Isso representa um aumento de 14,54% em relação à temporada 2006/07. Esse volume todo será dividido em 10,6 bilhões de litros de álcool hidratado e 9,35 bilhões litros de álcool anidro. O resto será de produto neutro.

A maior produção será no centro-sul do país, que vai representar 87,4% do total (461,6 milhões de toneladas). Mais uma vez, São Paulo será o líder no plantio, com 66,9% do total na região. O restante da cana será usado para a produção de cachaça, açúcar mascavo, rapadura, sementes e ração.

No período, devem ser produzidos 31,3 milhões de toneladas de açúcar, 3,6% mais que em 2006/07, segundo a Conab, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram