Mercado

Demanda do Brasil leva açúcar a maior cotação em 25 anos

A demanda brasileira por álcool derivado de cana-de-açúcar para abastecer os carros flexfuel tem sido responsável pela maior alta na cotação internacional do açúcar em um quarto de século, observa reportagem publicada, nesta quinta-feira, pelo jornal britânico Financial Times.

A reportagem observa que, ao contrário do que vem ocorrendo recentemente com outras commodities, desta vez é o Brasil, e não a China, o responsável pela alta nas cotações.

“A sede do Brasil por etanol (…) para abastecer carros flexfuel, que também rodam com gasolina, pressionou o açúcar para uma cotação recorde em 25 anos”, diz a reportagem.

Além disso, diz o Financial Times, “uma mistura de política de livre-mercado, fluxos especulativos de capital de risco e preocupações ambientais também ajudaram a fazer do açúcar a commodity de melhor desempenho neste ano”.

Segundo a reportagem, a safra de cana-de-açúcar neste ano no Brasil, que foi responsável em 2005 por 20% de toda a produção mundial, deve ter uma queda neste ano por causa das previsões de seca no nordeste do País.

BBC BRASIL.com – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.

Banner Revistas Mobile