JornalCana

Demanda de etanol nos Estados Unidos é oportunidade para o Brasil

A demanda de etanol nos Estados Unidos que pode chegar a 132 bilhões de litros até 2017 – como conseqüência da intenção, anunciada pelo presidente americano George Bush, de aumentar a proporção de álcool na gasolina para 20% – é considerada uma boa oportunidade para países produtores, como é o caso do Brasil, conforme avaliação do Chefe da Secretaria de Gestão e Estratégia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Evandro Mantovani.

Segundo ele, o Brasil é uma das poucas opções que tem disponibilidade de área para crescimento da produção de etanol. Na opinião dele, a tendência da expansão é sair da região de São Paulo – onde está concentrada mais de 60% da produção, possibilitando o desenvolvimento deste segmento do agronegócio no Brasil Central, no Nordeste e Meio Norte. Mantovani – alerta – de acordo com a assessoria de comunicação social da Embrapa – para a necessidade de se manter o equilíbrio da produção de alimentos e energia.

Para o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, essa demanda é uma oportunidade mundial. “Não é responsabilidade exclusiva do Brasil atender a uma escala desse tamanho. Nossa responsabilidade é definir a plataforma de expansão e atendimento ao mercado e, em médio e longo prazo, estabelecer compradores e parceiros numa dimensão harmônica para os nossos interesses”, afirma.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram