JornalCana

Déficit na Índia dá suporte aos preços internacionais do açúcar

As previsões de déficit na produção de açúcar na Índia, sugundo maior produtor de açúcar do mundo atrás do Brasil, darão sustentação aos preços internacionais do açúcar no mercado, de acordo com informações de analistas.

As projeções indicam que os indianos produzam nesta safra, a 2004/05 (de outubro a setembro) 11,5 milhões de toneladas, abaixo da produção anterior, de 13,8 milhões de toneladas. O estoque de passagem de açúcar naquele país está estimado em 7,5 milhões de toneladas na safra 2004/05, em relação aos 11,5 milhões de toneladas na safra anterior.

No mercado, as apostas são de que a Índia importe entre 3,5 milhões a 4 milhões de toneladas a partir do primeiro semestre de 2005. O Brasil poderá ser um dos principais países exportadores de açúcar para a Índia.

Na Tailândia, outro importante player internacional, a expectativa é de que a safra de cana-de-açúcar fique abaixo dos 50 milhões de toneladas na safra 2004/05, de acordo com informações de produtores locais às agências internacionais. Na safra passada, a 2003/04, a produção de cana ficou em 64,5 milhões de toneladas. A quebra na produção é atribuída ao longo período de seca nas regiões produtoras de cana daquele país.

O governo tailandês reafirmou o compromisso de que o país aumentará a produção de cana para incrementar a indústria de álcool combustível. A expectativa, com a iniciativa, é de que a Tailândia reduza a oferta de açúcar no mercado internacional, o que poderá sustentar os preços internacionais da commodity.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram