JornalCana

Déficit global de açúcar pode superar 3,5 milhões de toneladas

O cenário de menor oferta de açúcar na atual safra 2015/16 foi reforçado ontem, depois que a Organização Internacional do Açúcar (ISO, na sigla em inglês) elevou sua estimativa para o déficit global a 3,527 milhões de toneladas, colaborando para manter os preços da commodity em patamares relativamente altos na bolsa de Nova York.

Os contratos de segunda posição do açúcar demerara fecharam com elevação de 10 pontos, a 14,41 centavos de dólar a libra-peso.

Em agosto, a expectativa da ISO era de um déficit de 2,487 milhões de toneladas. A revisão reflete uma queda na estimativa de produção na Índia, União Europeia e Ucrânia.

Os dados da organização, porém, tiveram pouca influência nas negociações dos futuros, diz Gabriel Elias, trader da Olam International. Para ele, a valorização esteve mais relacionada à recompra de posições por parte dos fundos, que na quarta-feira fizeram uma liquidação em massa para a realização de lucros.

Os fundos vêm aumentando suas posição comprada (aposta na alta dos preços) desde meados de setembro. A valorização da commodity, porém, precede esse movimento e vem ocorrendo desde o fim de agosto, quando os fundos começaram a cobrir suas posições vendidas, explica Elias.

Dados da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) apontam que, desde julho do ano passado, os gestores de recursos (“managed money”) não detinham um saldo líquido de compra do açúcar tão alto em Nova York. De acordo com o órgão, os investidores encerraram a semana de 27 de outubro com uma posição líquida de compra de 137.221 contratos, entre futuros e opções.

O recorde anterior remete à semana encerrada em 1º de julho de 2014, quando o saldo líquido de compra do açúcar somou 153.869 contratos. À época, os preços da commodity eram impulsionados pelos rumores de que o governo brasileiro aumentaria o percentual de etanol anidro adicionado à gasolina. A elevação da mistura de 25% para 27% no Brasil acabou oficializada em março deste ano.

Fonte: (Valor)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram