JornalCana

Dedini tem 100% de aprovação para uso do Selo Verde Chico Mendes

Para a renovação do uso do selo, foram avaliados indicadores de gestão social, gestão ambiental e gestão socioambiental

(Crédito: Mariana Modesto)

O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes aprovou, com nota máxima, a renovação do uso do Selo Verde pela Dedini S/A Indústrias de Base.

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o setor sucroenergético aliado a projetos ambientais realizados internamente, e também voltados à comunidade, foram preponderantes para essa certificação.

A renovação, feita com base nos critérios do processo Procert (Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental), avaliou o “Projeto Água”, desenvolvido pela empresa, e concluiu que as ações da Dedini são consideradas de grande importância para o desenvolvimento sustentável do país e para a proteção do meio ambiente.

LEIA MAIS > Descarbonização impulsiona projetos de produção de biogás e biometano

“Acreditamos que, através de projetos de cunho socioambiental, as empresas se colocam à frente no mercado e incentivam outras empresas a praticarem ações mais responsáveis, que promovem a credibilidade e confiança dos consumidores e stakeholders”, destaca o documento do Instituto.

Para a renovação do uso do Selo Verde, foram avaliados indicadores de gestão social, gestão ambiental e gestão socioambiental (governança corporativa), medindo as práticas positivas e voluntárias da empresa que vão ao encontro destes princípios. Todos elencados no conceito ESG – Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa), que avalia a consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais.

A avaliação deste conceito se dá através da coleta de dados em torno de métricas específicas. O objetivo da certificação é promover a melhoria de serviços levando a conscientização para o mercado consumidor. A certificação também busca adequar a gestão da companhia à excelência ambiental, visando a promoção e melhoria de seus produtos e processos.

LEIA MAIS >Minas Gerais reduz o ICMS do etanol hidratado

“A renovação da certificação mostra que estamos no caminho certo e nos incentiva a buscar a excelência em produtos e processos com responsabilidade ambiental, atuando diretamente para proporcionar uma melhoria na qualidade de vida e bem-estar das futuras gerações”, destaca Igor Serra, do Setor de Meio Ambiente da Dedini.

O Instituto Chico Mendes é uma Organização Não Governamental, de referência internacional, que desenvolve programas, ações e projetos em diversos países, buscando a conservação dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida dessa e das futuras gerações.

O Projeto Água, objeto da certificação, tem como estrutura fundamental as áreas social, econômica e ambiental, envolvendo a preservação da Microbacia do Guamium, uma das principais integrantes da bacia hidrográfica do município de Piracicaba.

A iniciativa conseguiu reduzir 29,5% do volume de água captada desse manancial, sendo que o reaproveitamento ou reuso dessa água usada na produção chegou a 99%. No mesmo período, a empresa deixou de gerar/lançar 142.500 m³/mês de efluentes.

LEIA MAIS > Investimento em créditos verdes mobiliza o setor bioenergético

Outra ação do projeto inclui o reflorestamento de áreas que compõem essa bacia, feito em parceria com a ONG Florespi. Em 10 anos, aproximadamente 13 mil mudas foram plantadas, 97.000 m² reflorestados desde 2005, por meio de 50 espécies nativas, sendo que 10 espécies estão na lista das ameaçadas de extinção.

No que diz respeito à tecnologia desenvolvida pela Dedini a serviço do meio ambiente, o destaque fica por conta da USD (Usina Sustentável Dedini), que utiliza a mínima quantidade de matérias-primas e insumos para obter o máximo de produtos mitigadores de emissões.

A criação da USD é resultado da grande experiência que a Dedini acumulou com os projetos e o fornecimento de usinas ‘chave na mão’. Ao longo de sua história, dos 100 anos de fundação completados em 2020, a empresa já forneceu 108 usinas completas no Brasil, 29 dessas plantas para o exterior, e 115 plantas de cogeração, os maiores fornecimentos mundiais do setor.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram