JornalCana

Dedini aposta em “usina sustentável”

Maior empresa fornecedora de equipamentos para usinas sucroalcooleiras do país, a Dedini Indústrias Indústrias de Base, com sede em Piracicaba (SP), confia em um novo modelo de projeto sustentável para manter a dianteira no segmento no país e crescer no exterior nos próximos anos.

Segundo José Luiz Olivério, vice-presidente de tecnologia e desenvolvimento da empresa, a novidade atende pela sigla USD (“Usina Sustentável Dedini”) e já vem sendo apresentada a novos e antigos clientes. “Quando o conceito de sustentabilidade ganhou força, começamos a olhar os projetos sob esse aspecto. Buscamos soluções que atendam à viabilidade econômica e a sustentabilidade social e ambiental”, disse o executivo ao Valor.

Os novos projetos que estão sendo desenhados procuram destacar o que a empresa classifica de “seis bios” (bioaçúcar, bioetanol, bioeletricidade, biodiesel, biofertilizantes e bioágua), em um projeto integrado que procura reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Os avanços, de acordo com Olivério, são introduzidos em partes e ainda não há nenhuma unidade em operação que os reúna – ainda que pelo menos uma já tenha as quatro primeiras características.

Para chegar à autossuficiência de água – as usinas normalmente têm de recorrer aos mananciais -, os projetos da Dedini usam catalisadores para evitar a perda de vapor e promovem o uso da própria água da cana – daí o estranho termo “bioágua”. Esta bioágua permite uma concentração maior de resíduos do processo produtivo, resultando em um tipo de biofertilizante organo-mineral que pode ser aplicados nos canaviais.

“Calculamos em quatro anos o retorno de um investimento em uma usina como essa. Temos alguns orçamentos nesse sentido, principalmente de projetos novos”, afirma o vice-presidente. De um modo geral, Olivério afirma que a Dedini, que faturou R$ 2,2 bilhões em 2008, vê uma retomada de projetos no segmento. (Fernando Lopes)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram