JornalCana

Decisões ágeis corrigem possíveis distorções no campo

O chamado planejamento dinâmico do SGI-Softfacil proporciona agilidade nas decisões, criando condições favoráveis, por exemplo, para o melhor aproveitamento de equipamentos e caminhões. Supervisórios, com painel de controle, demonstram graficamente indicadores de desempenho de todas as áreas da usina, permitindo avaliar se a informação está dentro ou fora do padrão préestabelecido.

Em caso de necessidade, os responsáveis pela área de motomecanização

podem adotar medidas que visam corrigir possíveis distorções.

“Um veículo tipo romeu e julieta, com capacidade para 35 toneladas de

cana, se estiver transportando 27 toneladas, em média, vai gerar um informação após passar pela balança, que poderá provocar uma decisão visando assegurar o cumprimento de uma meta previamente definida”, exemplifica Wagner Gomes, da Softfacil. Ele observa que o transporte de uma carga com peso superior a capacidade do caminhão também

poderá exigir um ajuste para evitar danos ao veículo.

Há diversas situações que essa ferramenta demonstra a necessidade de interferência dos gestores do processo. “Quando o prazo para a entrega de uma peça não for entregue pelo fornecedor conforme o estabelecido, o sistema dispara um e-mail alertando o comprador”,

relata. O SGI indica, de maneira automática, soluções para diversas situações, compatibilizando a distribuição de caminhões com a oferta de cana no campo. Além disso, pode planejar a colheita de acordo com o PCC da cana. O módulo de motomecanização faz também o fechamento da utilização da frota, levando em conta o que foi previsto e a situação real de aproveitamento dos veículos no dia-a-dia.

A simulação de diversos cenários, considerando eventuais quedas de

produtividade da cana ou aumento do PCC – acompanhados de análise de custos -, é outra característica do SGISoftfacil, que está implantado em 22 unidades produtoras, que são responsáveis pelo processamento de 15% da cana do Centro-Sul, de acordo com Wagner Gomes. Esse recurso pode gerar informações importantes para alterações nos procedimentos adotados pelo CCT.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram