Mercado

De olho no mercado de bioinsumos Itaú BBA lança nova linha de crédito

Cenário sobre o setor será pauta do CANABIO23, que acontece nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), em Ribeirão Preto - SP

De olho no mercado de bioinsumos Itaú BBA lança nova linha de crédito

O crescimento dos bioinsumos na agricultura brasileira já desperta interesse do mercado financeiro. Pesquisa recente divulgada pela Spark Inteligência Estratégica aponta que o mercado de bioinsumos registrou R$ 1,7 bilhão em negócios na safra 2020/21 — alta de 37% em relação ao volume comercializado no ciclo anterior.

O documento mostra que o mercado de soluções biológicas cresceu 40% ao ano entre as safras 2018/19 e 2020/21.

Diante desta realidade, na segunda-feira (22), o Itaú BBA lançou uma nova linha de crédito rural verde para fomentar a compra de bioinsumos. A iniciativa vai oferecer juros diferenciados, mais baratos do que as taxas dos programas tradicionais, para abastecer revendas e atender os produtores que queiram adquirir produtos biológicos para uso na safra 2023/24.

LEIA MAIS > CANABIO23 promete uma imersão no mundo da cana regenerativa

A expectativa é desembolsar R$ 500 milhões até o fim do ano nessa nova modalidade, mas não haverá limitação de caixa caso haja demanda acima disso. Uma operação-piloto já foi realizada e ocorreu por meio da emissão da modalidade de Cédula de Produto Rural (CPR) 3.0, que permite o financiamento de atividades “depois da porteira”, como é o caso das revendas de insumos.

A ideia, segundo a instituição financeira, é estimular a adoção de práticas no campo que contribuam para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.

Para acessar o recurso mais barato, o produtor precisa comprovar o uso do dinheiro para a compra dos bioinsumos. Além disso, o receituário agronômico precisa mostrar que aquele produto é indicado para a cultura.

O Governo Federal também quer apostar em condições diferenciadas de juros para estimular as práticas mais sustentáveis no Plano Safra 2023/24, que está em construção. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tem dito que a âncora do novo plano será o Programa ABC+, que incentiva técnicas de baixa emissão de carbono no campo com taxas mais baratas aos produtores que investirem nessa rota.

LEIA MAIS > Iniciativas de sucesso em agricultura regenerativa são destaques da BP Bunge no CANABIO 2023

E a melhor maneira de investir com segurança é através da informação. E informação sobre bioinsumos é que não vai faltar na edição do CANABIO23, que acontece nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25) nas dependências do Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto-SP.

Com o tema “Em busca da cana regenerativa”, o maior evento presencial sobre Manejo Biológico & Regenerativo de cana, abordará os temas mais relevantes da área, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática.

Ao longo dos dois dias do evento serão apresentados cases, com direito a mesa redonda com grupos e usinas. Apresentação de experiências de alta produtividade com manejo sustentável e ainda dicas e conselhos valiosos dos maiores especialistas e desenvolvedores de tecnologia da área.

CANABIO23: em busca da Cana Regenerativa

Retomando o formato presencial, após o período da pandemia, o CANABIO23 traz a busca pela cana regenerativa como enfoque central, visando proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e benchmarking técnico sobre manejo biológico, orgânico e sustentável da cana-de-açúcar.

A busca pela Cana Regenerativa assume um papel estratégico, extrapolando a “porteira pra dentro”, pois amplia a sustentabilidade da atividade bioenergética a partir dos critérios ESG (Environment, Social and Governance).

O programa inclui a discussão sobre Fertilidade & Microbiologia do SoloNutrição & Maturação Vegetal + Foliar Controle Biológico & Manejo Integrado de PragasCANA 4.0 – sistemas & tecnologias inteligentes, e Integração das inovações & tecnologias no campo.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP, com o objetivo de abordar os temas mais relevantes da área, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática:

  • Cases & Mesa Redonda com usinas e fornecedores de cana, inclusive internacionais
  • Experiências de alta produtividade com manejo sustentável
  • Dados e conselhos valiosos dos maiores especialistas & desenvolvedores de tecnologia da área

#CANABIO23 Em Busca da Cana Regenerativa – O programa completo e opções de inscrições estão disponíveis no site www.canabio.com.br ou com Ana Alice Santos, e-mail [email protected] e whatsapp +55 16 98102-5222.

Banner Revistas Mobile