JornalCana

“De campeão para campeão”

Descendente dos oriundi calabreses de Paludi, Gilberto de Paula Santoro, diretor superintendente da Sermatec Indústria e Montagens, recebeu recentemente o “Título de Cidadão Sertanezino”. “Foi com imensa felicidade que recebi essa homenagem outorgada pelo plenário da Câmara Municipal de Sertãozinho. O título não me torna mais sertanezino, porque sertanezino eu já me sentia. Tenho residência fixa há 32 anos nesta cidade. Aqui eu trabalho, crio meus filhos, tenho meus amigos, tenho meus companheiros de trabalho, meus parceiros, companheiros de futebol e de boliche, tenho meus compadres, enfim aqui eu me realizo”, ressalta.

Cerca de 15 dias antes, Santoro recebera outra homenagem que considerou inusitada: o então fundado Diretório Acadêmico da Faculdade Semar recebeu o seu nome em inauguração festiva que muito o emocionou, em especial quando soube, pelo discurso de alguns jovens diretores da entidade estudantil que então nascia, que são eles filhos de companheiros de trabalho de sua fase profissional na extinta Zanini.

Sobre Gilberto Santoro, o presidente do Centro das Indústrias de Setãozinho e Região — Ceise, Mário Garrefa afirma que “já o considerávamos cidadão não apenas de Sertãozinho, mas cidadão sucroalcooleiro e do ramo de bebidas, onde Santoro tem nome reconhecido”.

Filho de Adail de Paula e Benedicto Santoro, Gilberto nasceu em 15 de junho de 1946 na cidade paulista de Araraquara, vindo a fixar residência em Sertãozinho em 1971, quando deu início às suas atividades profissionais. Formado em 1970, pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia (MG), casou-se com Carmem Lúcia Justo, sendo pai de Ronaldo, Patrícia e Priscila.

Em sua oração na posse, Santoro fez questão de lembrar da família e dos velhos amigos, agradecendo também a amizade de outros oriundi que promoveram a pujança da região, como o Dr. José Rossi Junior, Ettore Zanini e seu mestre Maurílio Biagi, que depositaram confiança naquele jovem e recém-formado engenheiro mecânico. Lembrou que sua carreira iniciou em 1971, quando, visitando a Zanini e após conhecer suas fábricas, foi recepcionado pelo Dr. Rossi, pelo Sr. Ettore e pelo Sr. Maurílio, a quem Santoro expôs seu ponto de vista sobre as melhorias que poderiam ser feitas na estrutura de produção e, para sua surpresa, foi convidado pelo Sr. Maurílio para integrar sua equipe técnica. Foi assim que, já em 1972, assumiu a gerência do Departamento de Engenharia Industrial da Zanini, onde comandou a implantação de sistemas, métodos e processo de trabalho, como as células de fabricação, gerando garantia de qualidade do produto e aumento da produtividade.

Em 1973 passou a exercer o cargo de gerente do Departamento de Mecânica e Caldeiraria, onde implementou a produção de equipamentos de 800 a 3 mil toneladas de peças acabadas por mês. De 1973 a 1976 participou do processo de alteração no layout da área fabril, otimizando o fluxo de materiais e peças, estabelecendo linhas de produção nos diversos setores da fábrica.

Em 1976 foi um dos fundadores da Sermatec, empresa especializada em montagens eletromecânicas, que passou a cuidar da montagem e assistência técnica dos equipamentos produzidos pela Zanini. A Sermatec teve uma atuação destacada no Proálcool, participando da instalação de 63% das destilarias autônomas do País, quando a empresa chegou a registrar a média de 1.500 funcionários, operando na instalação de mais de 150 mil toneladas de equipamentos.

Alta tecnologia em caldeiraria especializada

Sempre preocupado em preservar a continuidade da empresa, em 1992 Santoro conduziu a Sermatec ao início de suas atividades fabris, com a aquisição dos ativos fixos da Meppam, em Sertãozinho, voltando-se para a produção de equipamentos que utilizam caldeiraria especializada. “Nesta oportunidade, a Sermatec procurou buscar tecnologias para implementação de equipamentos de alta eficiência”, exulta Santoro.

Atuando em diversos segmentos de mercado a Sermatec tem o setor sucroalcooleiro como carro-chefe, onde vem se destacando pela tecnologia na fabricação de caldeiras aquatubulares de alta pressão, difusores de cana e fábricas de açúcar. “Um dos nossos focos é o preparo de cana com alta eficiência e extração do caldo através de difusores, equipamentos de resultados comprovados que apresentam índice médio de extração de 98%, variando de 0,7% a 1% de pol resultante no bagaço”, explica.

Segundo Santoro, o uso de difusores apresenta vantagens como o alto índice de extração; baixo custo de manutenção; menor custo operacional; e a grande flexibilidade na capacidade de moagem.

A Sermatec também se destaca na fabricação de caldeiras de alta pressão com eficiência de até 89%, dotadas de sistema de grelhas rotativas com tecnologia de última geração, com capacidade de até 250 toneladas de vapor/hora, 65kgf/cm² de pressão e 515°C de temperatura do vapor, proporcionando melhor adequação para termelétricas.

Já na área de preparo de caldo e fabricação de açúcar, Santoro informa que a Sermatec está com novidades. “Estaremos lançando nos próximos meses, projeto de unidades fechadas de fabricação de açúcar, moduladas por capacidade em sacas de açúcar/dia, de 10 mil sacas, 15 mil sacas e 20 mil sacas”, afirma. A unidade modulada é planejada para crescimento por etapas e fases, de acordo com a evolução do setor agrícola. “Este equipamento é preparado para agregar novos equipamentos na mesma estrutura, permitindo que o investimento seja gradual”, ressalta Santoro.

Quanto ao crescimento junto ao mercado sucroalcooleiro, Santoro se diz otimista, baseado, segundo ele, nas boas perspectivas para o açúcar e álcool na próxima safra e à excelente reputação que a Sermatec e seus parceiros de tecnologia, a HPB, a UniSystem e a Planálcool, desfrutam junto aos empresários e profissionais do setor, conceito esse já reconhecido a partir das pesquisas MasterCana 2001 e 2002. “Estamos investindo ainda na exportação de caldeiras, difusores e refinarias de açúcar, principalmente para os países da América Latina, mercado onde a Sermatec encontra-se totalmente credenciada, já mantendo clientes satisfeitos na Argentina, El Salvador, Equador, Nicarágua, Peru, dentre outros”, completa Santoro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram