Usinas

DATAGRO prevê moagem de 630 milhões de toneladas para safra 21/22

Temporada deverá iniciar com atraso

DATAGRO prevê moagem de 630 milhões de toneladas para safra 21/22

A safra 2021/22 de cana-de-açúcar do Brasil deve chegar a 630 milhões de toneladas, segundo a 1ª estimativa da DATAGRO, divulgada pelo CEO da consultoria, Plínio Nastari, durante a 20ª Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol. A produção de açúcar deverá ser de 39,65 milhões de toneladas; a de etanol, 27,56 bilhões de litros.

“Os preços do etanol devem se manter firmes até o final da entressafra, mas o  mix, provavelmente será equivalente ao observado na safra 2020/21, com 47% da matéria-prima sendo direcionada para a produção do açúcar”, disse o presidente da consultoria.

No painel Perspectivas de produção e balanço oferta e demanda de açúcar e etanol no Brasil nas safras 2020/21 e 2020/22, Nastari mostrou as projeções a partir do clima seco e com chuvas abaixo da média deste março, em vários pontos do país. Segundo ele, o déficit hídrico, intensificado por incêndios criminosos e espontâneos, acabou acelerando a moagem. Também prejudicou o desenvolvimento do canavial, o que deve atrasar o início da próxima temporada, já que a entressafra deverá ser mais longa do que o habitual.

“Esse atraso vai fazer com que o produtor seja obrigado a colher cana com uma idade menor, portanto, com rendimento menor”, avisou, comentando que a ocorrência e continuidade nos próximos meses do fenômeno climático La Niña poderá impactar ainda mais este resultado.

Em relação ao Centro-Sul, a moagem da safra 2021/22 deverá ser de 575 milhões de toneladas. A produção de açúcar deve ficar em 36 milhões de toneladas, enquanto que a produção de etanol é estimada em 25,50 bilhões de litros. O rendimento industrial pode atingir 141,20 kg ATR/tc na nova temporada no Centro-Sul.

Com mediação de Mário Campos Filho, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), o painel trouxe ainda a os números da safra 2020/21, com moagem estimada pela DATAGRO em 596,39 milhões de toneladas no Centro-Sul do Brasil. Com produção de açúcar de 38 milhões de toneladas e de etanol, de 27,06 bilhões de litros. O rendimento industrial é estimado em 144,04 kg ATR/tc.

Já a produção nacional deve atingir 651,39 milhões de toneladas, produção de açúcar de 41,65 milhões de toneladas e a de etanol, 29,12 bilhões de litros.

Nastari pontuou ainda outros fatores que ocorreram durante a temporada, como a pandemia do coronavírus, que provocou a queda na demanda e oscilações de preços. “Nesta safra, o produtor de cana-de-açúcar foi do céu ao inferno, passando de uma situação favorável, para um momento complicado com a pandemia. Teve a queda no consumo interno, queda do preço do petróleo, gasolina e etanol, mas esse caminho mudou a partir de junho com a retomada dos preços”, mencionou.

Nastari citou ainda o preço do açúcar na Bolsa de Nova York (ICE), que chegou a ficar abaixo de US$ 12 c/lb, agora está cotado na faixa de US$ 14 c/lb. E dos preços do etanol, que já estão sendo negociados acima dos valores do ano passado.

Esta matéria faz parte da Edição 321 do JornalCana. Para conferir, clique AQUI.

Banner Revistas Mobile