JornalCana

Dagoberto volta a defender usinas de álcool no Pantanal

O secretário de Estado de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira, voltou a garantir hoje que implantação de usinas de álcool na região da BAP (Bacia do Alto Paraguai) não causará prejuízos ao Pantanal. Em entrevista ao programa Hora Extra, há pouco, na rádio FM Regional, o secretário reafirmou sua defesa ao projeto que pretende alterar a legislação para permitir a instalação de usinas em 31 municípios da planície pantaneira.

Dagoberto Nogueira afirmou que esteve em Sonora, no Norte do Estado, onde há usina, e vistoriou a região, com visita ao rio Taquari, que está ameaçado pela erosão. De acordo com o secretário, o rio não está assoreado naquela região: ‘há erosão onde estão as lavouras de soja, mas onde há cana-de-açúcar não existe o problema. Como as raízes da cana são profundas, a terra fica firme e não vai para a água’, explicou.

O secretário disse que decidiu retomar a proposta de instalação de algumas usinas na região do Alto Pantanal em função de pedidos dos prefeitos de municípios de regiões diferentes, como Pedro Gomes. “Concordo em buscar uma alternativa para a economia estadual, temos que fugir desta situação de ficar apenas com os recursos movimentados pela criação de gado e plantação de soja’.

O assunto vai ser discutido com o Fórum de Defesa do Pantanal, no dia 12 de abril, às 9h, na secretaria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram