JornalCana

Custos prejudicam produtores, diz economista

Algo que tem prejudicado a agricultura brasileira, e é um ponto de preocupação, é o incrível aumento de custos, advindos dos problemas trabalhistas, tributários, ambientais e dos próprios insumos de produção, sem contar a própria logística. A informação é do professor e economista, Marcos Fava Neves, em entrevista ao “Caminhos da Roça”.

“Essa é uma preocupação que a longo prazo pode tirar a competitividade da nossa agricultura, por isso que mesmo nesse momento de preços ótimos nós não podemos descuidar dos custos e fazer as reformas estruturantes que o país precisa para que ele fique mais competitivo”, diz.

Neves explica que o produtor tem que trabalhar muito o controle dos seus custos de produção. “Ele tem que trabalhar junto com outros produtores, fortalecer a suas associações, as suas cooperativas. Comprar melhor, saber o melhor momento de vender e administrar a sua propriedade, porque hoje o que acontece é que como o mundo está de olho nas terras brasileiras, se você não for muito eficiente no manejo dessa terra, que está cada vez mais cara, você vai ficar fora do jogo. Então, o desafio que o nosso agricultor tem pela frente é muito grande”, ressalta.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram