JornalCana

‘Custo do transporte subiu 228% em 10 anos’

Nos últimos dez anos, a elevação do custo de transporte avançou 42% na Argentina, 52% nos Estados Unidos e 228% no Brasil. A informação foi prestada pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu, na abertura do seminário Perspectivas para o Agribusiness 2015 e 2016, na manhã desta terça-feira (16/06), na capital paulista.

A ministra utilizou o microfone para defender o plano de concessões em obras de infra-estrutura, recém-lançado pelo Governo federal. “Precisamos trabalhar para as concessões darem certo”, afirmou. “Há um time torcendo contra, mas eu trabalho [em favor do plano] e busco empresas para participarem dos leilões de concessões.”

Kátia disse que desde antes de ser ministra, como presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), já ‘brigava’ para que os investimento em logística fossem ampliados. O plano de investimentos em infra-estrutura, emenda, trabalha nesse sentido.

“Precisamos ampliar acordos, ser agressivos, porque sem eles nossos exportadores não conseguirão seguir nos negócios. Precisamos de uma força nacional [nesse sentido].” Ela lembrou que hoje 80% das exportações [do agronegócio] seguem pelos portos da região Sul-Sudeste.

Evento da BM&FBovespa e do Ministério da Agricultura: discussões sobre o agronegócio
Evento da BM&FBovespa e do Ministério da Agricultura: discussões sobre o agronegócio

Chineses

 

Os chineses, segundo ela, “querem fazer a ferrovia bioceânica, que ligará o Atlântico e o Pacífico.” Conforme ela, os chineses ‘insistiram muito’ para fazer o projeto de viabilidade. Esse projeto deverá ser iniciado até junho de 2016, disse e só há uma dúvida para chegar ao Pacífico: “se através do Chile ou pelo Peru.”

“Ganharemos cinco dias para chegar, por exemplo, ao porto de Roterdã, do que na comparação de chegar até lá pelo porto de Santos”, comparou a ministra.

Kátia lembrou que um compromisso de seu ministério é investir, ‘dar um salto’, na Embrapa. “Vamos criar uma aliança, com a obtenção de recursos lá fora, o que hoje é proibido, para investir em tecnologia e pesquisa através da Embrapa.”

O portal JornalCana acompanha o evento na capital paulista, realizado pela BM&FBovespa e pelo Ministério da Agricultura.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram