JornalCana

Curso de operação de Estação de Tratamento de Água chega à Sertãozinho

Devido à importância do tema, a Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia e a CB Consultoria e Treinamentos promovem o segundo curso “Operação e Controle de Qualidade em Estação de Tratamento de Água”, desta vez em Sertãozinho (SP). O curso terá duração de 20 horas e será ministrado entre os dias 15 e 19 de agosto. O objetivo é aprimorar conhecimentos teóricos e práticos sobre os processos de uma estação de tratamento de água (ETA), bem como seus itens de controle de qualidade.

Direcionada para chefes, supervisores, laboratoristas, operadores de ETA e funcionários da área de controle de qualidade, o conteúdo programático prevê abordagens sobre poluição hídrica; caracterização da água bruta e sua influência no tratamento de água; fases do processo de ETA convencional (pré-desinfecção, alcalinização, coagulação, floculação, decantação, filtração, ajuste final); itens de controle de qualidade e metas operacionais em ETAs; microbiologia da água, metais pesados, algas e toxicidade; processos de oxidação/desinfecção (cloro, dióxido de cloro, ozônio, hipoclorito de sódio, CT de desinfectantes, formação de subprodutos, etc.); ensaios de “Jar test”; otimização de produtos químicos na ETA; problemas operacionais e soluções em ETAs; avaliação de processos de obtenção de água potável para uso industrial e consumo humano; aplicação de normas técnicas ISO/ABNT no processo e controle de qualidade da ETA; discussão da Portaria 518/04 – MS; novas tecnologias no tratamento de água; equipamentos analíticos de controle; automação de ETA; corrosão e deposição da água; desidratação e disposição de lodos de ETAs e estudos de casos e exercícios.

A capacitação será ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Roberto Crystal Bello, diretor da CB Consultoria, engenheiro químico graduado pela UFSCar, Mestre e Doutor pela UNESP, professor convidado da pós-graduação MTA da UFSCar, com mais de 20 anos de experiência em tratamento de águas e efluentes, laboratórios, processos e controle de qualidade. O curso já foi ministrado na cidade de Catanduva, e contou com a participação de profissionais de grandes grupos produtores de açúcar e etanol. Informações pelos telefones: (17) 3522 9026 / 3522 8019 ou e-mail: cursos@biocana.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram